Sunday, May 19, 2013

DIÁSPORA ANGOLANA NOS EUA REALIZA TERCEIRA CONFERÊNCIA




Angola Press

Washington DC - A terceira Conferência da Diáspora Angolana nos Estados Unidos da América realiza-se hoje (18.05), em Washington DC, para saudar o 11º aniversário da conquista da paz em Angola e o 20º aniversário do estabelecimento de relações político-diplomáticas entre os dois países.

O evento, que se realiza todos os anos, é uma iniciativa da Associação da Comunidade Angolana nos Estados Unidos da América em colaboração com a embaixada de Angola em Washington DC.

Além de membros da comunidade angolana residente em diferentes estados dos EUA, a conferência contará com a presença de parceiros e amigos americanos, e diplomatas da embaixada de Angola em Washington DC.

Dois painéis fazem parte da conferência que providenciará aos participantes informações actualizadas sobre programas implementados por parceiros dos Estados Unidos da América em apoio a comunidade da diáspora, como procedimentos para obtenção de documentos angolanos.

Procedimentos para a actualização sobre política de imigração e direitos de membros da diáspora nos EUA, assim como formas de contribuição em programas que estão a ser implementados no país no sector da desminagem constam do leque de informações.

O evento servirá também para homenagear angolanos que vivem na diáspora e que têm prestado colaboração na promoção da cultura do Pais nos EUA.

Por outro lado, o evento conta com o projecto “I love Kizomba”, uma iniciativa de jovens angolanos residentes nos EUA, destinada a divulgação da cultura do país, particularmente o estilo musical Kizomba, contando com o envolvimento de jovens americanos interessados.

Em paralelo à conferência, os organizadores decidiram realizar uma exposição fotográfica sobre a “nova Angola”, que estará patente ao público no local do evento.

Angola conquistou a paz a 4 de Abril de 2002, ao passo que o aniversário do estabelecimento das relações políticas com os Estados Unidos da América é celebrado a 19 de Maio.

Os membros da diáspora angolana nos EUA estão integrados na Kudissanga, uma organização sem fins lucrativos, com sede e registada em Washington, D.C., dedicada a unir todos os naturais, descendentes e amigos de Angola através do diálogo, reuniões, conferências, actividades educativas e recreativas com vista ao aumento da consciencialização da comunidade sobre as questões de Angola e levá-la a desempenhar um papel activo no contributo para o desenvolvimento do país.

No comments:

Post a Comment