Friday, May 3, 2013

GOVERNO ANGOLANO PREVÊ RECUPERAR 1.500 PONTES ATÉ 2017




NME – APN - Lusa

O Governo angolano prevê recuperar até 2017 milhar e meio de pontes destruídas durante os mais de 30 anos da guerra civil que assolou Angola, noticiou hoje a agência Angop.

Citando o diretor-geral do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA), Molares D'Abril, que falava à margem do I Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Construção, a agência acrescenta que o plano prevê ainda a substituição de pontes provisórias.

Segundo Molares D'Abril, desde o fim da guerra em abril de 2002, o INEA montou em todo o país mais de 800 pontes definitivas e metálicas.

Relativamente às pontes metálicas, instaladas provisoriamente "em situações de emergência", o responsável referiu que o projeto para o quinquénio 2013/2017 prevê também que as mesmas sejam substituídas por outras de betão.

O INEA trabalha em cooperação com o Laboratório de Engenharia de Angola, a entidade oficial do controlo de qualidade das obras públicas, no que respeita ao estudo dos materiais para a elaboração dos projetos.

Molares D'Abril realçou que o projeto de pontes está incluído no programa de reparação de estradas da rede fundamental.

Para este ano, o INEA prevê ainda asfaltar 12.000 quilómetros de estradas nacionais, que se enquadram no programa de recuperação de infraestruturas rodoviárias destruídas durante o conflito armado.

Em 2012, foram asfaltados mais de 4.500 quilómetros de estradas, que agora serão submetidos a trabalhos de tapa buracos, limpeza de drenagem e desmatação, de modos a garantir a sua funcionalidade e durabilidade.

No comments:

Post a Comment