Wednesday, May 15, 2013

IMIGRANTES ILEGAIS “INVADEM” ANGOLA





Repatriamento custa um milhão de dólares por mês

O   Estado angolano  gasta por mês  mais   de um milhão de dólares   para custear o  repatriamento de cidadãos  estrangeiros em situação ilegal, disse Paulino da Silva,  director do Serviço Nacional de Migração e Estrangeiros .

Paulino da silva  disse este fim de semana à radio estatal angolana que  cerca de um milhão de cidadãos estão a viver ilegalmente em Angola.

Segundo este  responsável, a entrada do número excessivo de estrangeiros em Angola é facilitada  por cidadãos nacionais, funcionários migratórios e por empresas   que mantém nos seus serviços trabalhadores ilegais.

Algumas seitas  religiosas foram igualmente apontadas  como estado implicadas no esquema de recrutamento de estrangeiros.

Entretanto o advogado Pedro Capracata diz que a entrada de estrangeiros no país tornou-se num negócio que envolve  desde o cidadãos comuns  a altos responsáveis do governo, das forças e da Polícia Nacional.

“Eu vi deputados do MPLA, generais das forças armadas e da polícia a defender os seus parceiros comerciais”, revelou

  Pedro Capracata  denunciou que até mesmo juristas e advogados passaram a fazer parte do negócio.

“Quando nos aparece um estrangeiro nós defendemo-lo com unhas e dentes porque é momento de facturar”, disse.

As autoridades migratórias, que participaram da mesa redonda organizada pela RNA,  admitiram   que neste momento já existem povoações habitadas   maioritariamente    por estrangeiros  que se dedicam ao garimpo dos diamantes, particularmente,  na Lunda-Norte.

No comments:

Post a Comment