Monday, May 27, 2013

INSPEÇÃO CABO-VERDIANA REITERA VIOLAÇÃO DA LEI PELA VATEL



JSD – MLL - Lusa

Cidade da Praia, 27 mai (Lusa) - O Inspetor-Geral das Atividades Económicas (IGAE) de Cabo Verde reafirmou que a marca portuguesa Vatel viola a lei cabo-verdiana que regula a produção, compra e venda de sal iodado, considerando "pura patetaria" as alegações da empresa lusa.

Vlademir Silva, em declarações hoje publicadas na edição "online" do jornal A Semana, garantiu que, além dos testes feitos no país, a IGAE está à espera de mais análises da Alemanha para ter o maior número de comprovativos da ilegalidade para o caso de ser necessário disputar a questão em tribunal.

A polémica foi desencadeada a 06 deste mês, quando a IGAE retirou do mercado cabo-verdiano mais de 200 quilogramasde sal de mesa da marca Vatel sem iodo, alegando que a venda do "produto impróprio" é uma infração à economia e à saúde públicas no arquipélago.

A 22 deste mês, num comunicado enviado à agência Lusa, a Vatel garantiu que o sal de mesa comercializado em Cabo Verde é iodado e respeita a legislação do país, defendendo que a causa da proibição estará relacionada com a metodologia de deteção do aditivo no arquipélago.

"A causa desta situação em Cabo Verde poderá estar relacionada com a metodologia de deteção do aditivo utilizado, uma vez que existem vários métodos autorizados de adicionar iodo ao sal. Os controlos habituais efetuados pela Vatel aos lotes do produto em questão, antes da sua comercialização, revelaram todos a presença de iodo no sal", esclareceu, então, a Vatel.

"Para esclarecer este assunto, a Vatel pediu novas análises ao sal bloqueado a outros laboratórios independentes acreditados em Cabo Verde e na Europa", sublinhou.

Em resposta, Vlademir Silva indicou ao A Semana que o argumento da empresa portuguesa é "pura patetaria".

"Estão a tentar defender o pão e a limpar a imagem da empresa, porque foram apanhados. Temos provas e análises a corroborar a nossa tese. Quando assim é, eles também têm de mostrar as suas provas", desafiou o Inspetor-Geral.

"Se a IGAE não parasse com isso não estava a defender os consumidores. A lei cabo-verdiana é clara e está acima de qualquer um e tínhamos de fazê-la cumprir", prosseguiu, indicando que a instituição está a desencadear uma investigação em todas as ilhas do país, deixando entender que poderá retirar mais sal sem iodo do mercado.

"Fizemos os testes em laboratórios acreditados no país, que dão toda a confiabilidade, tanto que foram confirmados lá fora. Se calhar (a Vatel) não conhece muito bem como as coisas funcionam ou fez análises com lotes diferentes. Obtivemos resultados negativos em todos os lotes que tínhamos e estes foram retirados do mercado", insistiu Vladimir Silva.

O Inspetor-Geral adiantou que, além dos testes no país, a IGAE aguarda por mais resultados aos testes pedidos a laboratórios alemães.

"O objetivo é ter o maior número de comprovativos para termos as nossas provas se um dia eles quiserem ir ao Tribunal. A metodologia de deteção do aditivo no arquipélago não está posta em causa. Estamos tranquilos", finalizou Vlademir Silva.

No comments:

Post a Comment