Monday, May 13, 2013

Liga dos Direitos Humanos da Guiné-Bissau denuncia caso de espancamento de cidadão




FP – VM - Lusa

Bissau, 13 mai (Lusa) - A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) exigiu hoje a abertura de um "inquérito judicial conclusivo" a um caso de espancamento de um cidadão que terá ocorrido na sexta-feira.

De acordo com a Liga, o cidadão Ensa Sanha foi espancado na noite de sexta-feira quando pessoas, "à paisana", que saíram de uma viatura o interpelaram "e lhe deram ordens de detenção, tendo sido conduzido pelos mesmos indivíduos" para uma zona isolada onde foi "espancada de forma cruel e bárbara".

O cidadão foi levado para o Senegal para efeitos de tratamento médico especializado.

"Este acontecimento vergonhoso vem revelar que as ondas de violência gratuita, ataques e espancamentos contra cidadãos indefesos" continuam a ser usuais por parte "de determinadas pessoas para perpetrar o terror, com o propósito de instalar o caos e o medo generalizado no país, num clima de total impunidade", diz a LGDH em comunicado.

A Liga condena o caso, exige que os responsáveis sejam levados à Justiça, e alerta a comunidade internacional "sobre o clima de terror instaurado no país, decorrente das sistemáticas agressões e espancamentos seletivos dos cidadãos".

No comments:

Post a Comment