Wednesday, May 1, 2013

Portugal: 1º DE MAIO. DIA DO DESEMPREGADO




Catarina Falcão – Jornal i

Avenida da Liberdade abaixo, Avenida Almirante Reis acima, a UGT e a CGTPsaem hoje às ruas de Lisboa para assinalar o 1.o de Maio – mais uma vez separadas, mas não de costas voltadas. Os respectivos secretários-gerais, Carlos Silva e Arménio Carlos, deixam aberta a porta ao diálogo e a um possível entendimento. Ao i, a CGTP afirma que está disposta a assumir “compromissos para encontrar alternativas às políticas de austeridade”. A UGT diz estar pronta para mudar as dinâmicas existentes, “procurando a unidade na acção dos trabalhadores”.

Assumindo os “objectivos comuns” entre as duas centrais, Carlos Silva – que tomou posse como secretário-geral da UGT há menos de uma semana e se estreará hoje à frente de uma manifestação do 1.o de Maio – reconhece as diferenças de acção entre as duas centrais, especialmente porque ambas têm “conceitos distintos do que é a luta dos trabalhadores”.

Ao i, o recém-eleito secretário-geral, distinguiu também as formas de actuação das UGT e da CGTP, explicando que “uns dão privilégio às acções de rua e outros à negociação colectiva”. No entanto, reconhecidas estas diferenças, o sucessor de João Proença é peremptório ao proclamar a mudança na acção da UGT: “Vamos manter a nossa génese sindical que é a negociação colectiva, o diálogo e a Concertação Social, misturando isto com outra dinâmica, de maior proximidade aos trabalhadores e mais algumas acções de rua, procurando a unidade da acção com outros sindicatos.”

Mais o que os une Arménio Carlos terá este ano o seu segundo 1.o de Maio à frente da CGTP e diz que a altura não é para “querelas” entre sindicatos. “O que interessa aos trabalhadores é a resposta aos seus problemas concretos e é isso que nos move e que nos leva a dizer que estamos disponíveis para conversar com todos, independentemente dos seus posicionamentos político-sindicais”, afirmou Arménio Carlos ao i, incluindo a UGT no leque de possíveis parceiros com que a CGTP quer dialogar, de forma a “travar as políticas de austeridade impostas pelo governo”.

Após a sua eleição, Carlos Silva enviou um pedido de reunião à CGTP, esperando que esse seja o primeiro passo de reaproximação à central liderada por Arménio Carlos. Uma aproximação que, tal como o próprio líder da UGT admitiu ao i (ver respostas ao lado), encontra resistências mesmo no interior da sua central sindical. A oposição histórica explica-se em boa parte pelo passado político das duas centrais sindicais (CGTP conotada com o PCP e UGT com o PS e o PSD) e alguns conflitos que daí advieram no passado.

No entanto, o primeiro passo para um possível entendimento deu-se logo no desfile das comemorações do 39.o aniversário do 25 de Abril, quando Arménio Carlos e Carlos Silva se encontraram na Avenida da Liberdade, se cumprimentaram, caminharam lado a lado e apontaram o dedo ao Presidente da República em quase perfeito uníssono.

Hoje, como está há muito propositadamente planeado, as duas manifestações não se cruzam nas ruas de Lisboa, com a UGT a sair do Marquês de Pombal e a concentrar-se nos Restauradores e a CGTP a partir do Martim Moniz, subindo a Almirante Reis em direcção à Alameda.

No comments:

Post a Comment