Monday, May 13, 2013

TROIKA EXIGE “CLAREZA” E NÃO DÁ POR FECHADA SÉTIMA AVALIAÇÃO




Daniel do Rosário, correspondente em Bruxelas - Expresso

'Troika' contraria Governo, não dá a sétima missão por encerrada e espera clareza de Vítor Gaspar esta tarde, na reunião do Eurogrupo.

A troika quer "total clareza" da parte de Vítor Gaspar na reunião do Eurogrupo que decorre esta tarde em Bruxelas, em relação às decisões tomadas pelo Governo no Conselho de Ministros de domingo em relação a algumas das medidas negociadas com os credores internacionais.
 
De acordo com uma fonte oficial europeia, esta expectativa surge na sequência das "novas discussões" mantidas ontem pelo Governo e que instalaram a confusão em relação ao que ficou realmente decidido quanto à taxa sobre as pensões.
 
Estas "novas discussões" surgiram já depois das "discussões muito construtivas e produtivas" mantidas entre os técnicos da troika e as autoridades nacionais "na semana passada": "Por isso esperamos que o ministro português das Finanças, Vítor Gaspar, preste total clareza sobre a situação ao Eurogrupo desta tarde, para que este possa avaliar se estão reunidas as condições necessárias para concluir a sétima revisão".
 
Esta postura da troika representa uma aparente contradição do anúncio feito pelo Governo na sequência da reunião de ontem, segundo o qual o Conselho de Ministros esteve reunido "para se inteirar da conclusão dos trabalhos" relativos ao 7.º exame regular da implementação do programa de ajustamento.

Relacionados em Expresso

No comments:

Post a Comment