Monday, July 30, 2012

AULAS DE DANÇA DO VENTRE 2012-2013


Cada vez mais pessoas estão se interessando em ter aulas de dança do ventre, essa famosa dança teve origem no Oriente Médio e Ásia Meridional. No Brasil ela está se tornando cada vez mais conhecida, ainda mais após a novela O Clone, exibida pela Rede Globo, a qual fez um verdadeiro sucesso entre os brasileiros. 

 Presume-se que essa dança tenha surgido entre 7000 e 5000 a.C no Antigo Egito, Babilônia, Mesopotâmia, Índia, Pérsia e Grécia. No caso do Antigo Egito ela era praticada em rituais oferecidos em tempos dedicados à deusa Ísis, como agradecimento à fertilidade feminina e também às épocas de cheia do rio Nilo, pois delas dependiam a produção de alimentos da região.

 A dança apresenta movimentos sinuosos parecidos com a locomoção de uma serpente, alguns estudiosos dizem que o motivo para esses movimentos ondulantes tivesse o objetivo de ensinar as mulheres os movimentos de contração no parto. 
Devido à invasão dos árabes essa dança passou a ser difundida em todo o mundo, a expressão dança do ventre surgiu na França em 1893. Por ser propagada para diferentes culturas, a dança do ventre foi apresentando diferenças em suas técnicas. 

Os movimentos em geral são marcados pelas ondulações abdominais, de quadril e tronco, assim como ondulações de braços e mãos, tremidos e batidas de quadril. Entre suas modificações, uma que mais teve influência, foi a inclusão dos movimentos do ballet clássico russo em 1930. 
Publicidade:
 Entre os estilos mais estudados no mundo estão os das escolas egípcias, que apresentam os movimentos tradicionais adaptados ao ballet clássico, escolas norte-americanas com a fusão de movimentos elaborados com movimentos de Jazz, utilização de véus em profusão, movimentos de mãos e braços mais explorados e nas escolas libanesas que utilizam shimmies mais amplos e informais, com deslocamentos mais simplificados.
 Já o Brasil apresenta a união dos detalhes de cada cultura, parecido com o estilo argentino, com uma dança ousada, comunicativa, bem-humorada, rica e clara no repertório de movimentos. É possível encontrar várias escolas que ensinam a dança do ventre no Brasil, entre elas podemos encontrar a Luxor -Escolas de Dança do Ventre, especializada nesse estilo e que atua desde 1993.

 Ela oferece do curso básico ao avançado, se quiser conferir mais informações acesse seu site na página:

 Outra escola é a Dança e Movimento que atua a 17 anos, oferecendo aulas de vários estilos de dança, inclusive a dança do ventre para iniciantes, se quiser conferir acesse seu site oficial na página:

 A escola Shiva Narataj fundada em 2001 oferece aulas de dança árabe, com véus e movimentos tradicionais, do nível básico ao avançado, se quiser conferir mais informações acesse seu site oficial na página:

 Então se você tem interesse em aprender essa bonita e envolvente dança, não deixe de acessar os sites e conferir.

Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
AULAS DE DANÇA DO VENTRE 2012-2013
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment