Wednesday, July 25, 2012

COMO RESGATAR FUNDOS PLANO 157- DINHEIRO ACUMULADO


Hoje no Brasil há um número muito grande de pessoas com um certo valor a receber, mas que não fazem nem ideia de como poderão ou deverão proceder para ter acesso ao dinheiro e o que é pior, muitas nem sequer sabem que têm um valor para receber. Um bom exemplo é o fundo 157, muitos não fazem nem ideia de como resgatar os fundos do Plano 157, não imagem que possuem dinheiro acumulado. 

Criado em fevereiro de 1967 pelo Decreto-Lei 157, o Fundo 157 foi uma forma que os contribuintes brasileiros tiveram para fazer uso de uma determinada parte do imposto de renda que deveria ser pago. A opção era feita no momento da declaração e era através de quotas, que eram adquiridas de fundos. 

Estes fundos eram administrados por instituições financeiras e era o próprio contribuinte que, no momento de fazer sua opção pelo fundo, escolhia a instituição financeira de seu interesse. Durante alguns anos os contribuintes brasileiros recebiam anualmente uma espécie de convite para novamente participarem deste fundo e quem ainda não tinha feito esta opção a fazê-la pela primeira vez. 

Ao receberem a notificação do imposto de renda recebiam também um modelo de formulário próprio, onde poderiam optar pelo Fundo 157, sendo que sempre era o contribuinte que faz a escolha sobre qual instituição financeira seria de sua preferência. Este formulário próprio deveria ser preenchido corretamente e entregue em qualquer agência bancária ou até mesmo em uma corretora para que a aplicação viesse a ser concretizada.  

No ano de 1985, no mês de julho, estes fundos conhecidos como Fundos 157 foram convertidos em Fundos Mútuos de Investimento em Ações, sendo que a partir de então passaram a ser administrados e ficaram sob responsabilidade da CVC - Comissão de Valores Mobiliários. A grande dúvida hoje de quem fez a escolha pelos Fundos do Plano 157 é como resgatar o dinheiro acumulado ao longo de todos estes anos. 
Publicidade:

Para alguns o valor é mais alto, para outros é uma pequena quantia a ser resgatada, tudo irá depender de quanto a pessoa aplicou e há quanto tempo está aplicado o valor.  A forma mais sensata para reaver os Fundos 157 o qual você tem direito é indo até a instituição financeira a qual você escolheu para aplicar seu fundo. 

Você deve ir ao banco que ficou responsável pelo seu fundo, compareça à agência bancária mais próxima de sua residência e procure o gerente para que possa informar-se sobre o resgate deste fundo que lhe é de direito. Não deixe de levar sua Carteira de Identidade e também o seu CPF, sendo que estes devem ser originais e não xérox.

 O problema maior é para aquelas pessoas que não se lembram em qual instituição financeira aplicaram seus fundos. Após todos estes anos muitas pessoas já não se lembram mais qual foi a instituição financeira escolhida para ficar responsável pelo seu Fundo 157. 
Há também os casos daqueles que se lembram da instituição financeira escolhida, porém esta já não existe mais, este problema também tem sido muito comum. Nestes casos recomenda-se que o contribuinte entre em contato com a Comissão de Valores Imobiliários - CVM - através do telefone: 0800 7225354. 

 Se preferir poderá entrar em contato também através do site: [www.cvm.gov.br] - ao acessar o site da CVM escolha a opção "Consulta Fundo 157" e digite o número de seu CPF. Você terá acesso então ao nome da instituição financeira que você escolheu para aplicar o fundo na época. Você deverá então se dirigir ao banco informado para que possa consultar seu saldo bem como providenciar o resgate do valor. 


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COMO RESGATAR FUNDOS PLANO 157- DINHEIRO ACUMULADO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment