Tuesday, July 17, 2012

QUAIS OS SINTOMAS DA DEPRESSÃO?


A depressão é um transtorno psicológico que tem assolado todo o mundo. Ela tem como características a perda de prazer em realizar as atividades diárias, diminuição da capacidade de raciocinar normalmente, de se concentrar e ao tomar decisões, fraqueza, fadiga e lentidão, insônia, perda ou aumento do apetite, redução de interesse sexual, pensamento suicida, entre outros.  

Pode haver diversas causas para a depressão, as quais ainda não foram determinadas com precisão, mas acredita-se que estejam relacionadas a genética, alimentação, stress, estilo de vida, problemas sociais, como separação dos pais, rejeição, problemas na escola e outros fatores que podem contribuir para o surgimento da doença ou o agravamento da mesma.  

Na verdade a depressão está associada a um desequilíbrio em certas substâncias químicas presentes no cérebro. Por isso que quando uma pessoa se encontra com depressão toma medicamentos antidepressivos, estes agem restabelecendo os níveis normais destas substâncias. 
Outro fator que pode levar á depressão é o consumo excessivo de álcool ou o uso de drogas, pois essas substâncias mexem com o funcionamento normal do cérebro. Entre os sintomas da depressão podemos encontrar os mais comuns que já foram citados acima, mas ela também pode se manifestar de outras maneiras totalmente inesperadas através de dores nas costas, falta de desejo sexual ou prisão de ventre, sintomas que normalmente relacionaríamos a outros problemas.  
Publicidade:

Por isso fique atento aos sintomas, vamos mostrar alguns pra que você fique esperto. A depressão faz que o organismo fique desregulado, dessa forma a pessoa pode aumento ou perda de apetite, prisão de ventre, como já foi citado antes, dores de cabeça, nas costas ou no estômago, sem causa aparente e que mesmo com a utilização de remédios não passa. 

Os pensamentos pessimistas também são muito comuns em pessoas depressivas, eles sabem que tais pensamentos não fazem sentido, mas não conseguem se livrar delas.  A pessoa também perde o desejo sexual, assim como o interesse por coisas que antes lhe davam prazer como sair com os amigos, ler livros, assistir a filmes, entre outros. 
Também podem aparecer manias estranhas como conferir portas ou janelas, achar que pode fazer mal a si mesmo ou alguém. A falta de concentração também é comum em quem tem depressão, não conseguindo guardar na memória o que leu ou não conseguir se fixar na leitura, assim como a insônia.   

Atividade Física reduz os sintomas da depressão:
O corpo também sofre mudanças fisicamente como pele envelhecida, olheiras, boca amarga, unhas quebradiças, cabelos fracos e sem brilho. A pessoa mantém os sentimentos adormecidos, como se estivesse dopado, sem qualquer reação. Os depressivos também tendem a se recordar de atitudes do passado que julgaram ser erradas e sentem culpa e arrependimento. 

E também há casos em que a pessoa piora quando o tempo está frio e chuvoso, essa é chamada depressão sazonal.  Por isso se você notar algum desses sintomas procure um profissional especializado, pois quanto antes tratar a depressão melhor. 


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
QUAIS OS SINTOMAS DA DEPRESSÃO?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment