Thursday, May 16, 2013

Angola: 9 MIL NOVAS EMPRESAS. MOXICO É A ÚNICA REGIÃO LIVRE DO DENGUE




Novo plano quer criar 9 mil empresas e 300 mil postos de trabalho

15 de Maio de 2013, 14:20

Luanda, 15 mai (Lusa) - Angola quer criar 9 mil empresas e criar 300 mil postos de trabalho para combater uma taxa de desemprego que ronda os 20% e fortalecer a aposta numa economia menos dependente do petróleo, disse o ministro da Economia.

Numa entrevista à Bloomberg a 10 de maio, e publicada hoje, Abrahão Gourgel disse que o Governo quer "promover as exportações e apoiar o empreendedorismo", para além de "melhorar a taxa de emprego, diversificar a economia e aumentar a produção nacional".

Angola está a tentar apoiar as pequenas e médias empresas para diversificar a economia e 'fugir' do petróleo, que representa 40% da produção nacional e vale 70% da receita do Executivo, segundo o Fundo Monetário Internacional.

O país, que está num processo de reconstrução depois de 27 anos de guerra civil que terminou em 2002, quer reduzir a burocracia que o atirou para o 172º lugar dos 183 países analisados no 'ranking' Doing Business do Banco Mundial.

Angola deverá crescer 7,1% este ano, abrandando face aos 7,4% do ano passado, sendo que a inflação prevista para o final do ano ronda os 8%, de acordo com os números oficiais.

MBA // PJA.

Província do Moxico é a única em Angola livre do mosquito causador de dengue

15 de Maio de 2013, 20:35

Luanda, 15 mai (Lusa) - Apenas a província do Moxico, no leste de Angola, está livre do mosquito causador do dengue, que infetou entre 12 de março a 09 de maio 197 pessoas, dos 275 casos notificados, informou o ministro da Saúde, José Van Dunem.

Segundo disse o ministro, durante uma palestra em Luanda sobre dengue, promovida pela União dos Escritores Angolanos, este dado resulta de um estudo entomológico realizado em junho de 2012, não tendo sido justificada a ausência do mosquito naquela região do país.

Em declarações à imprensa, José Van Dunem disse que a província de Luanda lidera "quase exclusivamente" a lista de casos notificados no país, havendo apenas mais um caso confirmado na província de Malange.

José Van Dunem referiu que resultados de amostras enviadas para laboratórios de referência mundial confirmaram, hoje, que circula em Angola o vírus sorotipo DEN1.

O governante angolano referiu que as autoridades sanitárias continuam a colocar em prática as estratégias de combate à doença, com a recolha de dados, a formação do pessoal na colheita de dados sobre larvas e mosquitos adultos, entre outras medidas.

"Temos que continuar a luta contra o vetor, temos que passar a informação para as pessoas, o mínimo de conhecimento necessário para que não se criem condições ótimas nas residências para a propagação de mosquitos", referiu.

O ministro salientou ainda que o esforço deve ser coletivo: "Há países, como o Estados Unidos da América e Cuba, que eliminaram o mosquito causador, há casos de sucesso que nos fazem acreditar que é possível diminuir a propagação de mosquitos transmissores da doença", sublinhou.

As estratégias do Ministério da Saúde incluem a busca ativa de casos, investigação de suspeitos, estudos entomológicos na província de Malange, envio de fichas de notificação às províncias, orientação de profissionais da área clínica para o diagnóstico e manuseamento correto de casos graves e inquérito domiciliar para determinar a amplitude da epidemia.

O dengue é uma doença infeciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infetado pelo vírus.

Esta é a primeira vez que Angola regista casos de dengue, cujos sintomas se confundem com os de paludismo, doença que é a principal causa de morte no país.

Desde o surgimento da doença não se registaram óbitos.

NME // HB

No comments:

Post a Comment