Wednesday, May 1, 2013

APONTAMENTOS A 1 DE MAIO DE 2013. HONRA AO TRABALHO




Martinho Júnior, Luanda

1 – Na pátria dos trabalhadores honra-se o trabalho e o socialismo, por que o trabalho e o socialismo são as razões de ser da Revolução Cubana, um exemplo para toda a Humanidade.

Em Cuba por isso só há um “lobby”, substantivo, vanguardista, solidário e internacionalista: a Revolução.

2 – Em 2013 há motivos sobejos para assinalar:

- Cumpriu com os objectivos do milénio;
- Garante saúde gratuita e educação para todos;
- Dá continuidade às transformações de carácter socialista democraticamente concebidas;
- Atingiu estágios de vanguarda científica em várias frentes;
- Participa em acções internacionalistas de combate ao analfabetismo e a todo o tipo de doenças em alguns dos países mais subdesenvolvidos e vulneráveis da Terra;
- Afirma-se hoje, no 1º de Maio de 2013, como líder e baluarte na promoção de Direitos Humanos perante as organizações internacionais em Genebra, no fórum do Exame Periódico Universal…

3 – Tudo o que Cuba conseguiu foi obtido com resistência, perseverança e trabalho face a um bloqueio sem paralelo de mais de 50 anos, um bloqueio que é uma afronta aos Direitos Humanos mais elementares, uma afronta a toda a Humanidade, conforme aliás expressão anual na Assembleia Geral da ONU.

A Revolução contou com a esmagadora maioria da população Cubana ao longo das décadas em que se assumiu e por isso em cada 1º de Maio milhões de nacionais desfilam nas ruas de todas as cidades do país; no 1º de Maio de 2012 desfilaram mais de três milhões de pessoas em todas as cidades de Cuba, uma ilha rodeada por outras pequenas ilhas habitadas por onze milhões!

O desfile do 1º de Maio deste ano comemora também os 160 anos do nascimento de José Marti, os 60 do ataque ao quartel Moncada e presta homenagem ao Comandante Bolivariano Hugo Chavez Frias, expoente das aspirações socialistas e de integração de milhões de latino americanos!

O desfile de Havana encerrará com a passagem de 50.000 jovens, que integram 1.500 estudantes da Escola Latino Americana de Medicina, provenientes de 98 países.

4 – No 1º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores, em Cuba ninguém verá desfilar multidões em confrontação com seus governos, trabalhadores e desempregados vítimas da opressão capitalista neo liberal por via duma “austeridade” que é um crime deliberado contra os Direitos Humanos e as conquistas por vezes alcançadas de maneira tão dura e ao longo de gerações.

Em cada 1º de Maio, Cuba inteira dá prova de sua tão orgulhosa quão legítima dignidade histórica, um forte e contínuo estímulo para a emancipação dos povos!

Onde quer que estejamos neste 1º de Maio, Cuba é por isso indissociável à data por seu exemplo de luta, de dignidade e de resistência: as conquistas dos trabalhadores em prol do socialismo fazem parte da riqueza comum da Humanidade até por que as conquistas resultantes da luta em Cuba, foram alcançadas com enormes sacrifícios, ali mesmo às portas da mais poderosa potência que segue a lógica capitalista cada vez mais nefasta à Humanidade e ao planeta!

A distância entre a Cuba e a Florida é muito maior do que a geografia deixa perceber: é a distância entre uma cultura efectiva de democracia popular e de paz e aqueles que só se podem assumir como potência multiplicando as contradições e as guerras, dividindo e dividindo para, quantas vezes de forma sangrenta, melhor reinar.

Foto: A multidão que comemorou o 1º de Maio de 2012 em Havana.

A consultar: Informe de Cuba al Examen Periódico Universal (EPU) del Consejo de Derechos Humanos – http://www.cubadebate.cu/noticias/2013/04/30/234231-2/

No comments:

Post a Comment