Monday, May 20, 2013

LOTAÇÃO ESGOTADA NA CASA DO FC PORTO EM LUANDA




Eduardo Lobão, da agência Lusa, em Luanda

Luanda, 19 mai (Lusa) - A Casa do Futebol Clube do Porto, em Luanda, foi hoje pequena para receber as dezenas de sócios e adeptos dos "dragões" que celebraram, ruidosamente, a conquista do 27.º título de campeão de futebol profissional.

Criada oficialmente em 1999, aCasa dos Dragões em Angola começou a encher-se muito antes da hora do jogo com o Paços de Ferreira, e ninguém escondia a confiança na revalidação do título.

Fora do edifício, uma vivenda na rua Pedro Miranda com uma renda anual de 47 mil euros, já não havia lugares disponíveis para arrumar carros, cerca de uma hora antes do jogo.

No interior, as contas que se faziam era para arranjar mais um lugar para testemunhar a festa, que, no final, viria a ser regada com champanhe e, durante os 90 minutos de jogo, com uma feijoada bem guarnecida.

"As contas fazem-se no final, mas este título ninguém nos tira". "Vamos ser campeões, de certeza", disse o presidente da direção da Casa, Agostinho Rocha, sócio desde 1976, empresário luso-angolano nascido em Luanda, popularmente conhecido por Rochinha.

Entre os assistentes, o provedor de Justiça de Angola, Paulo Tjipilica, vice-presidente da Assembleia Geral da Casa do FCPorto, sócio dos "dragões" desde o tempo em que viveu em Lisboa.

"Confesso que cheguei a não acreditar na revalidação do título, mas o empate do Benfica [com o Estoril] na Luz deu-me esperança e aqui estamos, de pleno direito, a celebrar mais um campeonato", manifestou.

Os momentos que marcaram a transmissão do jogo, nas quatro televisões espalhadas pela vivenda, foram os dois golos portistas, celebrados efusivamente, e o do Moreirense na Luz, ovacionado como se tivesse sido marcado por um jogador do FCPorto.

Dos três "grandes" do futebol português, o FCPorto é o único com representação em Angola, com a Casa do FC Porto, e os títulos ganhos nos últimos anos começam a ter correspondência nas preferências clubísticas, ameaçando numericamente o Benfica, ainda o mais popular no país, enquanto o Sporting é também em Angola o terceiro na lista das preferências.

O FC do Porto tem três filiais em Angola: o FC de Cabinda (filial n.º29), de Uíge (n.º71) e o de Luanda, que é a número cinco e foi a primeira filial dos "dragões" a ser criada fora de Portugal.

EL // MAG

No comments:

Post a Comment