Monday, May 13, 2013

Paquistão. Nawaz Sharif declara a vitória e prepara já equipa para governar




Diogo Vaz Pinto – Jornal i

Pela primeira vez na história do país, poder transita de forma democrática entre duas forças políticas

O ex-primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif clamou vitória assim que foram conhecidos os primeiros resultados das históricas eleições que decorreram este sábado, uma longa e disputada corrida assombrada pela violência, e que vê regressar ao poder um líder derrubado por um golpe militar e obrigado a passar vários anos no exílio.

Aos 63 anos e depois de ter já  chefiado dois governos do país, Sharif celebrou dados ainda não oficiais que apontavam para uma vitória clara do seu partido, a Liga Muçulmana (PLM--N). A vitória oficial só será declarada depois da confirmação dos resultados pela comissão eleitoral, mas Sharif terá já iniciado uma série de contactos com os membros do seu partido, preparando o que será a equipa que sob a sua direcção formará o novo executivo.

O PLM-N pode, contudo, ser obrigado a negociar pactos com outras forças políticas, uma vez que poderá ficar aquém da maioria dos 272 assentos directamente eleitos para a Assembleia Nacional. Entretanto, no discurso que fez perante os seus apoiantes logo que se tornou aparente a sua vitória, de acordo com a contagem feita pela televisão estatal, Sharif expressou o seu desejo de trabalhar com todos os partidos para resolver os problemas que o Paquistão enfrenta.

A Liga Muçulmana supera, assim, a forte campanha da antiga estrela do críquete, Imran Khan, que assumiu um papel de destaque nas eleições, e à frente do Movimento para a Justiça, conseguindo cativar o eleitorado mais jovem do Paquistão. Manifestando o seu contentamento por as eleições terem contado com um alto nível de participação – um porta-voz da comissão eleitoral garantiu que cerca de 60% dos eleitores votaram, o que é muito comparado com os 48% que participaram nas eleições de 2008 –, Khan mostrou-se, no entanto, desapontado com uma série de relatos que davam conta de inúmeros casos de fraude eleitoral. O provável líder da oposição reconheceu a derrota e felicitou Sharif.

O Partido Popular do Paquistão (PPP), que liderou a coligação do governo cessante, como se esperava, sai muito fragilizado das eleições devido ao descontentamento com a crise que o país atravessa.  

No comments:

Post a Comment