Saturday, May 11, 2013

Partidos oferecem 50 a 75 euros por voto nas legislativas na Bulgária – com opinião PG




Expresso - Lusa

Sófia, 11 mai (Lusa) - Partidos políticos na Bulgária, o país mais pobre da União Europeia (UE), estão a oferecer entre 50 e 75 euros aos eleitores por cada voto nas eleições legislativas antecipadas de domingo, refere hoje o jornal Standart.

A compra de votos pelos partidos políticos não é um fenómeno novo na Bulgária, tendo sido efetuada em todas as eleições realizadas no país desde a queda do regime comunista há 23 anos, adianta o jornal.

Num país onde o salário mínimo é de 155 euros, os partidos fazem os pagamentos aos eleitores em dinheiro ou através do pagamento de faturas de luz e água ou ainda assegurando a alimentação de vários dias.

UE - DEMOCRACIA OU BANHOCRACIA? - opinião PG

Cada vez mais a UE está a ser empurrada para o terceiro mundo. É a corrupção, são os lobies, grupos ou sindicatos de interesses, são as máfias à solta a valerem-se e a roubarem à sombra de uma democracia que na maior parte dos países já não existe. A notícia que faz eco da compra de votos na Bulgária é prova disso. Outros países da UE usam o mesmo método ou similares. Foi notícia em Portugal um candidato do PSD (Valentim Loureiro, e outros haverá) que em tempos oferecia eletrodomésticos em troca do voto. Que democracia vigente é esta de que se arroga a UE de ser exemplo?

Foram exatamente países da UE e de outros ditos democráticos, no mundo ocidental, que não há muito tempo, criticaram as eleições em São Tomé e Príncipe devido à prática da compra de votos (a que chamam banhos) por parte dos partidos políticos. A evidência alastra a Angola e a outros países de África, disso nos dá conta um sociólogo na Deutsche Welle. E a UE critica… Em surdina ou através de elementos que compõem a amálgama de parasitas eleitos e não eleitos (democracia?) lá vem a UE referir-se a reprovar os métodos “não democráticos” dessa prática de compra de votos.

Porque o peixe morre pela boca a notícia em cima é prova de que a democracia não existe na UE. O que existe é uma fantochada eleitoral mais ou menos semelhante à que acontece na Bulgária. A direção de estruturas e cargos importantíssimos e poderosos da União Europeia é composta por indivíduos não eleitos. Esses mesmos que decidem em conluio com lobies, com grupos de interesses com sindicatos mafiosos, com corruptos, com a alta finança.

Por exemplo: Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, foi eleito? Não. Foi nomeado por razões que sabemos ou estamos para saber. E todos os outros? O que tão descaradamente está a acontecer nas pseudo-eleições da Bulgária é aceite pelos "democratas" da UE como tem sido anteriormente? É isto a democracia da e na União Europeia? 

Democracia é que não é. Só se for democracia de terceiro mundo e a essa em África chamam-lhe banhos. Aqui, na Europa, também.  É a banhocracia europeia. (Redação PG)

No comments:

Post a Comment