Tuesday, May 14, 2013

TIMOR-LESTE TESTA CAPACIDADE DE RESPOSTA A SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA




MSE – MLL - Lusa

Díli, 14 mai (Lusa) - As forças de defesa, segurança, bombeiros e Cruz Vermelha de Timor-Leste participaram hoje num exercício de resposta a situações de emergência com o objetivo de identificar lacunas e melhorar a coordenação entre aquelas instituições.

O exercício, que incluiu uma simulação de inundação e outra de naufrágio, decorreu em Tasi Tolu, a cinco quilómetros a oeste de Díli.

Envolvidos no exercício, que foi supervisionado pelo vice-primeiro-ministro, Fernando La Sama de Araújo, estiveram também os ministérios da Saúde e da Solidariedade Social.

"O exercício vai servir para identificar lacunas", afirmou Fernando La Sama de Araújo, salientando que o Governo tem de fornecer equipamento básico para a execução das responsabilidades daquelas instituições, nomeadamente os bombeiros.

"Um comandante não pode mandar um soldado ir à guerra sem armas e munições", acrescentou o vice-primeiro-ministro.

Durante o exercício, que durou quase cinco horas, foi simulada uma situação de inundação em Díli e várias pessoas tiveram de ser resgatadas pelos bombeiros e forças de defesa.

O outro exercício, que simulou uma situação de naufrágio com 300 pessoas a bordo, mobilizou as forças de defesa e de segurança, bem como a Cruz Vermelha, em parceria com os ministérios da Saúde e da Solidariedade Social.

Para Francisco Rosário, diretor-geral da Direção de Desastres de Timor-Leste, o exercício serviu para testar a capacidade de resposta dos timorenses a eventuais situações de emergência.

"Fizeram um bom exercício, compreenderam o que tinham de fazer e estão a fazer o seu papel como devem", afirmou Francisco Rosário.

Segundo o responsável, foram observadas algumas lacunas em termos de materiais e equipamentos.

Leia mais sobre aquela região do mundo e Timor-Leste em TIMOR LOROSAE NAÇÃO

No comments:

Post a Comment