Thursday, May 2, 2013

TRABALHADORES TIMORENSES EXIGEM ALTERAÇÃO DO VALOR DO SALÁRIO MÍNIMO



02 de Maio de 2013, 17:14

Trabalhadores timorenses celebraram o Dia Mundial do Trabalhador, ontem,com um desfile numa das ruas mais importantes da cidade de Díli com o objectivo de reivindicar os seus direitos e exigirem ao governo a alteração da lei do trabalhador com o salário mínimo.

Aniceto Berteli, representante do Presidente da República e Assessor da Sociedade Civil irá colaborar junto dos trabalhadores timorenses para defender os direitos dos mesmos na luta pelo desenvolvimento.

“O Trabalhador  tem um papel muito importante, que pode determinar a mudança e o desenvolvimento da nação. Por isso, os trabalhadores reuniram-se num só lugar para defenderem os seus direitos, só assim o Estado os reconhecerá. Esta é a luta pela nação e a transformação. Mudança e transformação não acontecerão enquanto o Estado e o trabalhador tiverem objetivos diferentes”, disse Aniceto, no seu discurso de ontem no Jardim Borja Farol-Díli.

O Primeiro Ministro Xanana Gusmão pediu a todos os trabalhador timorenses para depositarem a sua confiança no governo, na melhoria de vida. Timor-Leste é um país muito recente, que só há pouco tempo conseguiu a independência, por isso não pode fazer tudo ao mesmo tempo.

“Sei que a maioria dos jovens ainda estão desempregados, por isso convidamos as empresas para investirem no nosso país. Peço aos jovens para darem confiança para podermos melhorar nesta parte, não é criar tudo de uma vez, mas fase por fase para suportar a nossa economia”, disse Xanana.

Agostinho Soares, presidente do Sindicato dos trabalhadores timorenses, disse que é preciso alterar o salário mínimo, porque os trabalhadores trabalham muito e não recebem quase nada. Que o benefício é só para os donos das empresas. Por isso pede a todos os trabalhadores que tenham isso em consciência e que se juntem aos sindicatos para melhorarem a lei, perante os trabalhadores timorenses, com dignidade.

O presidente do Sindicato pediu ao governo, no seu discurso, perante os trabalhadores, que mudasse a lei do salário mínimo. Que alterasse o valor de 115US dólares, pois não chega para sustentar uma família no dia a dia.

SAPO TL com STL

Leia mais sobre aquela região do mundo e Timor-Leste em TIMOR LOROSAE NAÇÃO

No comments:

Post a Comment