Tuesday, May 21, 2013

Angola: REALÇES DE CHICOTI. NEGÓCIOS EM LUANDA. DENGUE MATA O PRIMEIRO




Chefe da diplomacia angolana realça "renovação e desenvolvimento" do continente

20 de Maio de 2013, 13:37

Luanda, 20 mai (Lusa) -- O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chicoti, disse hoje em Luanda que a União Africana completa 50 anos numa altura em que África está engajada em "concorrer para uma renovação e o seu desenvolvimento económico".

Georges Chicoti, que falava à imprensa sobre o 50.º aniversário da organização, que se assinala no sábado, frisou que a celebração desta data "decorre num período em que África está a definir o renascimento do continente africano".

O governante angolano, que parte hoje para a Etiópia para participar na reunião de Conselho de Ministros preparatória da cimeira de chefes de Estado, fez referência às dificuldades ainda existentes no processo de integração do continente, atualmente dividido em cinco regiões.

"Há alguns atrasos, há algumas deficiências neste processo, mas o objetivo principal que África pretende realizar é chegar a uma integração total do seu continente", disse o chefe da diplomacia angolana.

Segundo o ministro, este percurso "é difícil, porque, neste processo da independência política, ainda a África tem-se confrontado com muitos problemas, desde os conflitos internos, os golpes de Estado".

"O que atrasa de algum modo a democratização do continente africano, mas é necessário dizer que foram alcançadas importantes metas em termos da libertação do continente", frisou.

"Agora, o desafio é que as gerações africanas possam construir um regime político que possa permitir o desenvolvimento do continente", acrescentou.

E os desafios para a nova geração africana, no sentido do desenvolvimento do continente, passam, segundo Georges Chicoti, por vencer "os desafios sociais, os direitos humanos", bem como consolidar os seus próprios Governos, "como prevê a arquitetura da União Africana".

"A União Africana prevê chegar-se a este nível de organização, mas até este momento ainda há muitas fraquezas por causa dessas divergências que o continente tem, desde diferenças políticas, conflitos, golpes de Estado e alguma instabilidade em certos países e regiões, mas o objetivo final que se quer é uma estabilidade e ir-se para a frente em termos de desenvolvimento", salientou.

Relativamente ao papel de Angola, o governante angolano destacou a contribuição "significativa e muito clara", para a libertação da África Austral.

"Angola foi uma placa giratória para a libertação da Namíbia, do Zimbabué, da África do Sul e a consolidação da democracia e da estabilidade nesta região (Austral)", disse Georges Chicoti, frisando que cidadãos angolanos morreram para que a região austral fosse libertada.

O ministro apontou igualmente o contributo de Angola, que, sublinhou, também foi ajudada pela organização no seu processo de independência, na elaboração dos documentos atuais que deram origem à União Africana.

O programa de atividades comemorativas da data inclui homenagens de reconhecimento de várias entidades pelo seu papel nas lutas por várias causas africanas, destacando-se, da parte angolana, o primeiro Presidente angolano, António Agostinho Neto, e a nacionalista Deolinda Rodrigues.

À Organização de Unidade Africana, criada em 25 de maio de 1963, no âmbito das lutas independentistas, sucedeu, em julho de 2002, a União Africana, que visa a integração política e económica dos seus 54 Estados membros.

NME // MLL

Empresários dos países de língua portuguesa marcam encontro para julho em Luanda

21 de Maio de 2013, 10:05

Luanda, 21 mai (Lusa) - Angola vai acolher, de 15 a 18 de julho, o III Congresso dos Empreendedores dos Países de Língua Portuguesa, com o objetivo de dar a conhecer as políticas setoriais e globais existentes na comunidade lusófona, disse hoje à Lusa fonte da organização.

O evento, organizado pela Prestígio - Liga de Jovens Empresários e Executivos de Angola, visa, igualmente, dar a conhecer os desafios, oportunidades e casos de sucesso nos países de língua portuguesa, lê-se no comunicado enviado à Lusa.

"A Prestígio pretende igualmente descortinar os meandros das áreas do Crescimento, Desenvolvimento e as Parcerias, todas elas tidas como relevantes na construção de um clima de confiança e respeito às decisões e compromissos assumidos entre as organizações congéneres", lê-se no documento.

No encontro, onde se espera a presença de perto de 350 empresários nacionais e estrangeiros provenientes de Portugal, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, os participantes vão ainda discutir o uso das redes sociais como ferramenta para a troca de informação entre si.

"É igualmente pretensão da Liga dos Empresários e Executivos de Angola realizar um congresso com um número considerável de empreendedores, para uma melhor abordagem e que os resultados sejam concretos, na troca de experiências e de contratações", salienta o comunicado.

O I Congresso dos Empreendedores dos Países de Língua Portuguesa realizou-se em 2011 na cidade do Porto, Portugal, tendo a cidade de Vitória do Espírito Santo, Brasil, albergado o segundo encontro, em 2012.

NME // MLL

Primeira vítima mortal da febre dengue em Angola

20 de Maio de 2013, 18:44

Luanda, 20 mai (Lusa) - O surto de febre dengue em Angola, que contabiliza já 301 casos, provocou a primeira vítima mortal, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

O primeiro caso de dengue foi registado a 12 de março, a primeira vez que a doença se manifestou em Angola.

A fonte do Ministério da Saúde, citada pela agência Angop, acrescentou que os 301 casos confirmados laboratorialmente fazem parte de um total de 400 registados até ao passado dia 17, unicamente nas províncias de Luanda e Malanje.

A febre dengue é uma doença infeciosa aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infetado pelo vírus.

Esta é a primeira vez que Angola regista casos de dengue, cujos sintomas se confundem com os de paludismo, doença que é a principal causa de morte no país.

EL (NME) // JMR

*Título PG

No comments:

Post a Comment