Wednesday, May 22, 2013

Ministro da Defesa português diz que pirataria é ameaça para todos os estados da CPLP



PMA – SMA - Lusa

Maputo, 22 mai (Lusa) - O ministro português da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, apontou hoje, em Maputo, a pirataria como uma "ameaça comum e transversal" aos estados membros da CPLP, defendendo o reforço da reflexão sobre o tema.

Como uma das formas de dar "visibilidade" à importância que Portugal atribui ao combate à pirataria, o ministro anunciou que vai visitar o navio almirante Atalanta em junho, ao largo de Pemba, norte de Moçambique, no quadro da missão da União Europeia.

Aguiar-Branco enfatizou a necessidade de um combate conjunto à pirataria, em declarações à Lusa, à margem do encerramento do Fórum dos Ministros da Defesa da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), que se realizou hoje em Maputo.

"Foi possível fazer uma avaliação de temas que são comuns aos estados membros da CPLP, entre os quais se falou da pirataria, onde, no âmbito da União Europeia, Portugal participa neste momento na operação Atalanta que faz o combate à pirataria no Índico", enfatizou o titular da pasta da Defesa.

Segundo José Pedro Aguiar-Branco, além da pirataria, os ministros da Defesa da CPLP identificaram o combate ao terrorismo e ao narcotráfico como ameaças à estabilidade dos estados membros e dos blocos regionais em que estão inseridos.

"Pudemos fazer uma troca de informação sobre as grandes ameaças que atravessam neste momento o mundo, tais como o terrorismo, a questão da pirataria e a questão do narcotráfico", sublinhou.

Os responsáveis pelo setor da Defesa da CPLP convergiram na necessidade de reforçar a troca de informação ao nível do Centro de Análise Estratégica (CAE) da organização, de modo a aumentar a capacidade de resposta às ameaças que enfrentam.

O próximo encontro dos titulares da pasta da Defesa será realizado no próximo ano em Portugal e terá como um dos pontos de agenda a continuação dos exercícios "Felino", em que participam membros das forças armadas da CPLP.

No comments:

Post a Comment