Tuesday, May 28, 2013

Moçambique: GOVERNO E RENAMO NA “FASE SEGUINTE” COM AMEAÇAS A NORTE




Governo de Moçambique e Renamo passam à "fase seguinte" das negociações

28 de Maio de 2013, 07:41

Maputo, 28 mai (Lusa) - O Governo de Moçambique e a Renamo, principal partido da oposição, anunciaram ter ultrapassado a primeira fase das negociações, para superar a crise política no país, e deram um prazo de um mês para concluir a discussão.

No final da quarta ronda de negociações, na segunda-feira, em Maputo, José Pacheco, chefe da delegação governamental, declarou ultrapassadas as questões prévias levantadas pela Renamo.

O partido exigia a libertação de 15 membros do partido, a retirada dos polícias da Força de Intervenção Rápida da área onde se encontra o líder do partido, na Gorongosa, e na sua sede de Nampula, e a presença de observadores internacionais nas negociações com o Governo.

Destas reivindicações, apenas se conhece a libertação de 13 homens da Renamo, do conjunto de 15 que foram detidos pelo envolvimento num confronto armado, em março, em Muxúngué, centro do país, de que resultou a morte de quatro polícias e de um ex-guerrilheiro.

Com este desbloqueamento, as duas partes deverão iniciar negociações sobre a lei eleitoral, assuntos económicos, despartidarização do Estado e defesa e segurança, prometendo que ficam concluídas dentro de um mês.

O chefe da delegação da Renamo, Saimone Macuiana, referiu que esse prazo é "indicativo" e manifestou otimismo sobre um desfecho com resultados das negociações com o Governo.

LAS // MLL

Renamo ameaça recorrer à força para retirar a polícia de sede no norte de Moçambique

28 de Maio de 2013, 08:16

Nampula, Moçambique, 28 mai (Lusa) - A Renamo, principal partido da oposição em Moçambique, considerou "esgotadas" todas as tentativas de recuperação, "por via pacífica", da sua sede em Nampula, norte de Moçambique, ocupada pela polícia desde 08 de marco de 2012.

Volvidos cerca de quinze meses de um confronto armado entre agentes da Força de Intervenção Rápida (FIR) e ex-guerrilheiros da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), as instalações onde funcionava a sede do partido, e onde, na altura, se encontravam acomodados militantes, alguns dos quais fortemente armados, continua ocupada pela polícia.

Em declarações à Lusa, na segunda-feira, Armindo Melaco, chefe nacional de Mobilização da Renamo, disse não haver alternativa senão recorrer à violência para recuperar a sede do partido.

No comments:

Post a Comment