Wednesday, May 8, 2013

PRIMEIRO CONCURSO MISS TIMOR-LESTE PROVOCA POLÉMICA E É ADIADO




MSE – MLL - Lusa

Díli, 08 mai (Lusa) - O primeiro concurso de Miss Timor desde a restauração da independência do país foi adiado devido à polémica levantada pelas organizações de defesa dos direitos das mulheres que o consideram como uma "discriminação da mulher".

"Era para se realizar no próximo dia 24, mas depois desta polémica vamos adiar para junho ou julho", explicou hoje o ministro do Turismo, Francisco Lay, cujo ministério está responsável pela organização do evento.

Segundo o ministro, o objetivo da realização da Miss Timor é promover Timor-Leste no estrangeiro com a participação da vencedora no concurso Miss Universo.

A opinião não é partilhada pela Rede Feto, organização que junta um grupo de 10 associações que protegem os direitos das mulheres, e que o considera como uma "discriminação da mulher".

Em conferência de imprensa, realizada na terça-feira, a Rede Feto considerou que aquele ministério deve desenvolver as infraestruturas do turismo e não organizar "concursos de beleza" que vão criar um estereótipo de mulher.

"Na terça-feira, fui ao parlamento explicar a razão da realização do concurso. A primeira-dama, Isabel Ferreira, e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, já manifestaram publicamente apoio ao concurso", disse Francisco Lay.

O concurso, que se devia realizar a 24 de maio no âmbito das comemorações do 11.º aniversário da restauração da independência, a 20 de maio, tem, segundo o ministro, outro objetivo que é formar as jovens timorenses.

"As meninas depois de eleitas vão ter formação e atividades socioculturais para melhorar a sua cultura geral e conhecimento sobre o país", afirmou.

Para a próxima semana ficou marcada uma reunião entre o Ministério do Turismo e a Rede Feto para discutir o concurso Miss Timor.

"Já é tempo de os jovens viverem com alegria à semelhança dos outros jovens do mundo", desabafou o ministro, sublinhando que há centenas de inscrições, mas que as jovens se começaram a retrair por causa da polémica instalada.

Leia mais sobre esta polémica, aquela região e Timor-Leste em TIMOR LOROSAE NAÇÃO

No comments:

Post a Comment