Wednesday, May 22, 2013

PROFISSIONAIS DE SAÚDE MOÇAMBICANOS CUMPREM HOJE TERCEIRO DIA DE GREVE



PMA – VM - Lusa

Maputo, 22 mai (Lusa) - Os profissionais de saúde moçambicanos, incluindo os médicos, entraram hoje no terceiro dia de greve por melhores salários e condições de trabalho, desafiando os apelos do Governo para regressarem ao trabalho e pautar pelo diálogo.

Em declarações à Lusa, vários médicos relataram que a polícia moçambicana isolou com tarjas o Jardim Nangade, no centro de Maputo, impedindo os profissionais de saúde de manter uma concentração que se tornou habitual, desde o início da paralisação, na segunda-feira.

Fonte da Associação Médica disse que a presença da polícia no Jardim Nangade e a interdição da ocupação do espaço pelos médicos é parte da estratégia de intimidação que o executivo está a seguir para persuadir os profissionais de saúde de prosseguir com a greve.

"As ameaças e chantagem de expulsão proferidas pelos diretores dos hospitais e pelos médicos-chefes estão a aumentar de tom, mas isso não nos vai fragilizar", disse a fonte.

Segundo a Associação Médica, o terceiro dia de greve está a registar uma adesão acima das expetativas e as alternativas encontradas pelo Ministério da Saúde para minimizar o efeito da paralisação não estão a resultar.

"Todos os hospitais ou quase todos os hospitais do país não estão a funcionar e os médicos militares, estudantes, estagiários e voluntários da Cruz Vermelha mobilizados pelo Governo não irão aguentar com a carga de trabalho", disse a fonte.

Em conferência de imprensa, a porta-voz do Ministério da Saúde, Francelina Romão, disse que a greve se circunscrevia "a alguns focos de desestabilização em Maputo, Matola e Machava", regiões do sul do país.

Na mesma conferência de imprensa, o Governo afirmou que as reivindicações dos médicos são insustentáveis, tendo em conta que a classe teve recentemente um aumento de 15 por cento nos salários e a incapacidade financeira do Estado.

Os médicos exigem um incremento de 100 por cento nos salários e no subsídio de risco, bem como residência condigna para os profissionais deslocados das suas áreas de residência.

No comments:

Post a Comment