Wednesday, May 1, 2013

Renamo substitui chefe da delegação nas negociações com o Governo moçambicano




PMA – ROC - Lusa

Maputo, 01 mai (Lusa) - A Renamo, principal partido da oposição moçambicana, anunciou hoje que substituiu o chefe da sua delegação que está em negociações com o Governo visando resolver a tensão que se vive no país, Manuel Bissopo, por "razões estratégicas".

A Renamo (Resistência Nacional de Moçambique) e o Governo moçambicano retomam na quinta-feira em Maputo as negociações que vêm mantendo para resolver os litígios que os opõem.

A ronda negocial de quinta-feira acontece depois de a crispação entre os dois lados ter levado a confrontos em abril entre antigos guerrilheiros da Renamo e a polícia moçambicana, o que provocou oito mortos e vários feridos.

Em declarações à Lusa, o porta-voz da Renamo, Fernando Mazanga, afirmou hoje que a delegação do partido será chefiada pelo deputado e jurista Saimone Macuiane, em substituição do secretário-geral do movimento, Manuel Bissopo, que chefiou a delegação do partido nas anteriores rondas negociais.

"Quando se tem um plantel de luxo é indiferente quem joga. O secretário-geral foi libertado para outras tarefas estratégicas do partido. Tem andado pelo país a explicar o fundamento das exigências da Renamo", disse Fernando Mazanga.

O porta-voz do principal partido da oposição moçambicana adiantou que a Renamo vai reiterar a exigência de que a legislação eleitoral seja revogada na cláusula relativa à composição da Comissão Nacional de Eleições (CNE), para se poder incorporar o princípio da paridade no órgão.

A Renamo exige uma participação por igual com a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, e para o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro maior partido moçambicano, na CNE.

A reivindicação da Renamo colide com o atual figurino da CNE, que assenta numa representação proporcional dos partidos com assento parlamentar e na presença de membros escolhidos por organizações da sociedade civil.

Na reunião de quinta-feira, o principal partido da oposição vai também exigir a despartidarização do Estado, em particular do exército, através da reintegração de oficiais provenientes da antiga guerrilha da Renamo, acrescentou Fernando Mazanga.

Por seu turno, a delegação do Governo será chefiada pelo ministro da Agricultura e membro da comissão política da Frelimo, José Pacheco, tal como aconteceu nas anteriores rondas.

No comments:

Post a Comment