Sunday, April 28, 2013

MORALISTAS, VELHOS DECRÉPITOS E MULHERES FEIAS CONTRA MISS TIMOR-LESTE




Beatriz Gamboa

Anda polémica no ar e na sociedade timorense sobre Timor-Leste participar em concursos de misses. É o caso de Miss Timor-Leste que se possa balançar e concorrer ao certame mundial de Miss Mundo. A discussão é acesa. Aquela discussão, a polémica, não é mais nem menos que uma parolice. Uns porque manifestam-se fanáticamente contra o tal certame, outros porque alimentam a polémica ao se declararem também fanáticamente a favor. É assunto que não merece polémica. Existe um certame mundial e os países devem e merecem ser representados. No caso é de misses. Pois bem, as jovens timorenses são potenciais vencedoras. Beleza nas jovens timorenses é o que não falta. Então por que razão não devem representar o seu país e as mulheres de Timor-Leste?

Que é um certame fútil. Dizem os contra. Talvez seja. Não é. Dizem os a favor. Talvez não seja. Útil, não fútil. Digo eu. Que mal tem em encher o ego das jovens timorenses que se revejam com a representação no certame? As mulheres timorenses não sofreram já mais que o suficiente para que agora experienciem fazer parte do mundo? Não podem ser belas e mostrar-se ao mundo, competir? Quem está contra? Os falsos moralistas (padrecas pedófilos) e velhos decrépitos, senis, sexualmente disfuncionais e impotentes? Mulheres gordas e feias?

Pois, “mas é uma despesa do país que se deve evitar, porque Timor-Leste é um país onde há fome, muito desemprego, muita miséria, muitas carências em coisas básicas e essenciais como no caso da saúde, habitação, água potável, esgotos, educação, infraestruturas, etc.,etc.” – argumentam os que estão contra as misses.

Então o problema é as verbas aplicadas pelo estado timorense nas misses. Porque essas verbas podem reverter para o bem-estar da população. Tal argumento seria pertinente se por mero acaso não houvesse uma elite timorense e internacional que se impôs e que rouba descaradamente o que é de todos os timorenses. É vê-los. Mas como é que uns quantos enriqueceram em tão curto espaço de tempo? Já eram ricos? Não. Muitos até eram paupérrimos e andavam com uma mão atrás e outra à frente no tempo indonésio e depois… Até à fase da “chuva” de milhões da comunidade internacional e dos dinheiros do petróleo ou do que quer que fosse que os enriqueceu por obra e graça de um espírito santo ladrão, corrupto, desonesto e digno das labaredas do inferno. Apliquem-se a sério na caça aos ladrões e aos corruptos. Deixem a juventude em paz. Deixem a juventude concretizar os seus sonhos. É ela que é o futuro de Timor-Leste e não os sevandijas que se apoderaram dos poderes num misto de intenções puras e impuras, patrióticas e anti-patrióticas  Além disso não privem aqueles que no mundo apreciam a beleza de se regalar a olhar e apreciar as mulheres timorenses formosas, dignas de serem misses, tal qual o sonho que alimentam e que a sociedade timorense lhes deve.

Ser misse significa viajar, aprender, socializar com outras culturas, cultivar-se, desinibir-se, conhecer melhor o certo e o errado, deixar-se sensibilizar pela necessidade de prestar  solidariedade que estes ou aqueles seres humanos – aquele povo martirizado ou doentes – precisam. Ser misse pode significar a abertura de várias portas e janelas para o mundo e o preenchimento de mulheres que se revejam na jovem que as representa, que representa o seu país e que lhe leva prestigio. Ser misse pode ser o modo que aquela ou aquelas jovens adquirem para deixarem de olhar somente para o seu próprio umbigo e sentirem-se cidadãs do mundo em representação do seu país e das suas compatriotas.

A propósito de olharem só para o seu próprio umbigo… Não será que está a acontecer isso mesmo com a elite timorense e também com mais uns e umas quantas iluminados(as)? Preconceitos, racismos e xenofobias, nacionalismos egoístas  depravados e bacocos, manias, não foi o que levou a solidariedade internacional dos povos do mundo a contribuir para a luta dos valorosos resistentes timorenses. Foi o internacionalismo e os valores humanos. A beleza não é um dos valores humanos? Ainda mais se uma jovem, uma mulher, uma pessoa, fizer o pleno: bela por fora e por dentro. Expondo-nos e conhecendo outros no mundo de certeza que somos muito mais belos como seres humanos. Nem que apesar disso tenhamos de pagar um preço mais ou menos alto pela exposição e pela lição, pelo prazer ou pela mágoa e pela desilusão. É assim que crescemos, que aprendemos. Aprender, aprender sempre. Se isso é ser fútil… 

Deixem as misses em paz. Tenham vergonha e reformulem-se. Declarem caça efetiva aos ladrões, aos corruptos, aos pedófilos, aos proxenetas… Têm imensas frentes de batalha para lutar, vencer e fazer valer a justiça, e assim também erradicar a miséria. Porque são esses que devem caçar que são os grandes causadores da fome e de todos os tipos de carências que vitimam a maioria dos timorenses. Não são as misses nem manifestações culturais ou desportivas.  São os que roubam, os que ludibriam o povo… Mas em quem muitas vezes até votam (quase sempre) e elegem-nos. Cada vez dou mais razão à minha santa mãe: “ser timorense é muito complicado”.

Publicado em Timor Lorosae Nação

Leia mais sobre aquela região do mundo e Timor-Leste em TIMOR LOROSAE NAÇÃO

No comments:

Post a Comment