Tuesday, April 30, 2013

São Vicente: UCID classifica de "calamitosa" situação do desemprego em Cabo Verde




30 de Abril de 2013, 13:46

O presidente da UCID classificou hoje de "calamitosa" a situação do desempergo no país e pediu ao Governo para “deixar de retórica”e  criar condições para que a banca nacional possa disponibilizar crédito aos empresários privados.

Em confrerência de imprensda na cidade do Mindelo para comentar os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE)  sobre o desemprego, apresentados na sexta-feira, 26, António Monteiro explicou que “não obstante o Governo ter nos últimos três anos feito grandes investimentos públicos”, estes não serviram para debelar a “situação conflituosa” que “milhares de cabo-verdianos” estão a viver no seu dia-a-dia por falta de emprego.

“A União Cabo Verdiana Independente e Democrática não entende como é possível investir-se tanto, mais de 100 milhões de contos,  para, em três anos, termos quase que a duplicação do desemprego, de cerca de 10 por cento (%) para cerca de 17%”, lançou, acrescentando que as medidas de política económica assumidas pelo Governo foram “muito mal” aplicadas.

As medidas, segundo o líder da UCID, serviram “apenas” para “aumentar a dívida pública” do país e para “retirar aos privados” a capacidade de irem à banca nacional buscar esse mesmo dinheiro para investimentos, o que considerou ser “concorrência desleal” do Governo, já que “mais de 30%” dos montantes destinados aos investimentos públicos foram disponibilizados pela banca.

A UCID têm dúvidas em relação ao modelo do INE para calcular o desemprego e citou os casos de São Vicente e do município de São Salvador do Mundo, na ilha de Santiago.

“No caso de São Vicente, a taxa de desemprego é de 28,9 por cento, mas a ilha tem também cerca de 17 por cento de pessoas que normalmente, numa semana, conseguem ter uma ou duas horas de trabalho e são consideradas pelo INE como pessoas no sub-emprego”, considerou António Monteiro,  para quem a “taxa real” deve andar à volta de 45%, porque “quem trabalha uma ou duas horas por semana” não tem meios para satisfazer as necessidades básicas.

Em relação à São Salvador do Mundo, o presidente da UCID enumerou uma uma taxa de desemprego de cerca de três por cento e de sub-emprego de cerca de 53%, tudo somado, disse, revela que 56 % da população activa de São Lourenço dos Órgãos está em “penúria de trabalho”.

Por isso, António Monteiro pediu ao Governo para criar as condições para que a banca nacional disponibilize crédito e para os empresários assumirem na plenitude a dinâmica económica do país, e para analisar a questão dos impostos e tome as medidas capazes de permitir aos empresários dinamizar a economia principalmente os empresários que estão em situação de falência devido à “carga” das Finanças.

“O INE veio trazer um quadro negro do país que exige tomadas de posições urgentes para que se criem as condições para debelarmos esse nível de desemprego, e esperamos que o Governo tome as medidas necessárias”, concluiu o líder da UCID, que é também deputado eleito por São Vicente.

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o desemprego no país indicam um aumento no país de 12,7 por cento, em 2011, para 16,8 por cento, em 2012.

De acordo com os números do o INE, os concelhos do Barlavento são os mais afectados pelo desemprego do que os do Sotavento, excepto os municípios da Praia (17,2 por cento) e de São Domingos (16,6 por cento), que têm taxas superiores à Boa Vista (14,3 por cento).

Os dados do INE revelam ainda que São Vicente é o concelho com maior número de desempregados, apresentando uma taxa de desemprego de 28,9 por cento, muito acima da média nacional, ao contrário do concelho dos Mosteiros que se verifica a menor taxa (1,5 por cento).

Sapo com Inforpress

No comments:

Post a Comment