Monday, April 29, 2013

Presidente timorense alerta que quem "ignora o passado, caminha cego no futuro"




JCS – MLL - Lusa

Díli, 29 abr (Lusa) - O Presidente timorense, Taur Matan Ruak, afirmou na apresentação das cartas credenciais do novo embaixador de Portugal em Timor-Leste que aquele que "ignora o passado, caminha cego no futuro".

"Nesta histórica data, sinto-me feliz e honrado por receber as cartas credenciais do mais alto representante diplomático de um país irmão, com quem temos laços profundos. Não há povos sem passado, e quem ignora o passado caminha cego no futuro", afirmou Taur Matan Ruak na cerimónia que decorreu em Díli a 25 de abril, e que hoje foi revelada em comunicado.

Na ocasião, o Presidente timorense, que falava no Palácio Nicolau Lobato, a sede da Presidência da República, salientou também o papel de Portugal na cooperação com Timor-Leste.

"No presente, Portugal é um dos maiores parceiros de desenvolvimento em Timor-Leste. A cooperação bilateral desdobra-se em vários setores estratégicos em que se assenta a construção do nosso Estado. Da Educação à Justiça, passando pela cooperação na área da Defesa e Segurança, para não falar da língua, e da sua importância no aprofundamento da nossa identidade nacional e geopolítica, Portugal está presente", disse.

Taur Matan Ruak falou também sobre o futuro desenvolvimento de Timor-Leste e da adesão à ASEAN, um "bloco de países com uma considerável importância na região geopolítica em que o (nosso) país se encontra inserido".

O chefe de Estado referiu-se ainda à cimeira da Comunidade de Países de Língua Portuguesa que terá lugar no próximo ano em Timor-Leste e lembrou que, neste "desafio" como noutros, Portugal tem dado o seu apoio, havendo espaço para o reforço da cooperação bilateral.

"Em todos estes desafios, contamos com o apoio do vosso país. Com relevo especial para o reforço das nossas instituições de Defesa e Segurança, dos setores da Educação e Justiça e no campo da formação profissional. Estou convencido de que existe um amplo campo para alargar a nossa cooperação bilateral."

O embaixador Manuel António de Jesus substitui no cargo Luís Barreira.

No comments:

Post a Comment