Tuesday, April 30, 2013

PORTUGAL NO PÉRIPLO QUE LEVARÁ LÍDER DA OPOSIÇÃO ANGOLANA TAMBÉM AOS EUA



NME -EL – APN - Lusa


Luanda, 30 abr (Lusa) - Portugal vai ser uma das etapas do périplo que levará entre 04 e 23 de maio Abel Chivukuvuku, líder da Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE), à Europa e Estados Unidos.

Em conferência de imprensa, Lindo Bernardo Tito, um dos vice-presidentes da CASA-CE, segundo maior partido da oposição angolana, disse que as visitas a Portugal, França, Reino Unido e Estados Unidos visam contactar as comunidades angolanas radicadas nesses países.

"Desde agosto do ano passado que a CASA-CE, no seu programa de ação, consagrou visitas às comunidades angolanas no exterior para, por um lado corresponder às várias solicitações e convites. Mas, por outro lado, a CASA-CE vai apresentar-se nesses países como uma nova força política que nos resultados eleitorais conseguiu posicionar-se em terceiro lugar", disse Lindo Bernardo Tito.

Segundo aquele dirigente e também deputado, além da Europa e América a coligação tem igualmente convites para visitar países africanos e asiáticos, que deverão ser agendados a seguir a este périplo.

O programa de visita de Abel Chivukuvuku, que é acompanhado por dois vice-presidentes daquela força política, nomeadamente, André Mendes de Carvalho "Miau" e Manuel Fernandes, não foi divulgado, tendo sido apenas avançado que não estão previstas reuniões com entidades locais.

"Aí onde for possível eventualmente haverá encontros formais ou institucionais. Onde não forem possíveis os encontros institucionais, o nosso objetivo fundamental é única e exclusivamente mantermos contactos com as comunidades angolanas no exterior", salientou.

"A CASA-CE vai partilhar com as comunidades angolanas no exterior as perspetivas do ponto de vista político, económico e social do país a médio prazo, ou seja, a CASA-CE vai transmitir na pessoa do seu presidente o que pensa do ponto de vista económico, social e político sobre Angola e as soluções da casa para a melhoria da qualidade de vida e para uma ampla participação dos cidadãos na vida política angolana independentemente de viver no interior ou no exterior do país", frisou o político.

Criada em abril de 2012, a CASA-CE tornou-se a surpresa das eleições gerais de agosto passado, quando se tornou a terceira força política, com oito deputados eleitos.

Abel Chivukuvuku foi um antigo dirigente da UNITA, principal partido da oposição, e chegou a ser considerado o delfim de Jonas Savimbi, líder histórico e fundador daquele partido.

No comments:

Post a Comment