Sunday, April 28, 2013

UE APOIA LUTA CONTRA CÓLERA NA GUINÉ-BISSAU COM 200 MIL EUROS




FP – GC - Lusa

Bissau, 27 abr (Lusa) - A União Europeia vai apoiar a luta contra a cólera na Guiné-Bissau com mais 130 milhões de francos (quase 200 mil euros), que serão entregues à Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo um comunicado hoje divulgado em Bissau pela delegação da União Europeia, o financiamento destina-se a fortalecer a deteção, gestão e acompanhamento de casos de cólera, seis meses depois de ter havido uma epidemia da doença no país.

Na altura, afirma o comunicado, a União Europeia envolveu-se numa "resposta de emergência" mas hoje "ainda persistem casos residuais e há receios de uma reaparição da doença".

Desde outubro de 2012 foram detetados quase quatro mil caos de cólera, diz a União Europeia, que acrescenta que o "pico da epidemia" já passou mas há receios de aumentos de casos com a chegada da época das chuvas (maio).

"O objetivo principal deste financiamento é permitir à OMS de melhorar a sua capacidade de intervenção na luta contra a cólera", disse o embaixador Joaquín González-Ducay, chefe da delegação da União Europeia na Guiné-Bissau.

Já no ano passado a União Europeia tinha apoiado a UNICEF nos esforços para garantir o fornecimento de água potável e melhorar as condições de higiene e saneamento nas zonas de maior risco.

"A ajuda da União Europeia faz parte de uma estratégia a nível da sub-região para a capacitação sobre a prevenção, a deteção e o tratamento de casos endémicos de cólera, especialmente ao longo da costa Oeste Africana, onde a bactéria da cólera dispõe de um terreno fértil à sua propagação", diz o comunicado.

Nos últimos 10 anos a cólera tem vindo a aumentar na África Ocidental, com cerca de 300 mil pessoas diretamente atingidas e 36 mil mortes a cada ano, acrescenta.

No comments:

Post a Comment