Sunday, September 29, 2013

Portugal – Eleições: Manuel Alegre. PS é o vencedor e PSD teve um "desastre claríssimo"

 

Jornal i - Lusa
 
O ex-candidato presidencial Manuel Alegre considerou hoje que os resultados das eleições autárquicas traduziram-se numa vitória do PS e do seu secretário-geral, António José Seguro, e num "desastre claríssimo" do PSD.
 
Manuel Alegre falava aos jornalistas quando saía da sede nacional do PS, em Lisboa, onde esteve a acompanhar desde as 19:00 horas a evolução dos resultados nacionais, e antes de se encontrar com o reeleito presidente da Câmara de Lisboa, António Costa.
 
"Estas eleições traduziram-se num desastre do PSD e numa votação muito significativa no PS, confirmando este partido de novo como a maior força política em Portugal", apontou.
 
De acordo com Manuel Alegre, nesta noite eleitoral, registou-se também "uma votação significativa na CDU", o que, na sua perspetiva, permite concluir pela existência de uma "derrota claríssima do PSD, apesar dos esforços múltiplos dos derrotados e de muitos comentadores para a tentar disfarçar".
 
"Mas os números são os números: Há uma grande vitória do PS e uma derrota do PSD. Isto exprime um sentimento profundo dos portugueses, embora tudo indique que o primeiro-ministro [Pedro Passos Coelho] vá ser indiferente, ao contrário do que fizeram seus antecessores como Francisco Pinto Balsemão, António Guterres, embora tendo ganho as eleições [autárquicas de 2001], demitiu-se por ter perdido Lisboa e Porto", referiu Manuel Alegre.
 
Interrogado se o primeiro-ministro deveria tirar ilações sobre a derrota do PSD nas eleições autárquicas, o ex-candidato presidencial considerou que isso não irá acontecer.
 
"O senhor Presidente da República [Cavaco Silva] também não tirará consequências. Mas os factos estão aí", declarou.
 
Leia mais em Jornal i
 

No comments:

Post a Comment