Sunday, September 29, 2013

Portugal – Eleições: PSD FORA DAS QUATRO MAIORES CÂMARAS DO PAÍS

 


O PSD surge como o principal derrotado das eleições autárquicas deste domingo. Mesmo que o deve e haver dos mandatos esteja longe de estar fechado, uma coisa é certa: pela primeira vez desde 1979, nenhuma das quatro maiores autarquias do país - Lisboa, Porto, Sintra e Gaia - será liderada por um candidato do PSD.
 
Rui Moreira ganhou no Porto, António Costa está à beira de um resultado histórico em Lisboa, Sintra divide-se entre o PS e um independente e Gaia volta às mãos dos socialistas. Passos Coelho reagiu aos maus resultados e assumiu a derrota.
 
Neste balanço nacional, mesmo perante a derrota social-democrata, o vencedor é o PS, que alcança o maior número de câmaras e garante claramente a liderança da Associação Nacional de Municípios.
 
Grande número de câmaras ficaram nas mãos de independentes, muitas vezes mais em resultado de desencontros partidários do que propriamente por movimentos populares expontâneos de cidadãos. Vejam-se os casos de Matosinhos, de Gaia e até do Porto.
 
Um outro dado curioso é a conquista pelo CDS, a concorrer sozinho, de duas câmaras. Trata-se de Velas e Vale de Cambra, que poderão juntar-se à já tradicional conquista de Ponte de Lima.
 
Um outro sinal de que alguma coisa mudou vem da Madeira, onde o PSD já perdeu duas câmaras (uma para o PS e outra para um independente) e arrisca perder pelo menos mais duas.
 
Jornal de Notícias
 
Na foto: Rui Moreira é o primeiro independente a conquistar a C.M. Porto, que estava nas mãos do PSD há 12 anos
 
Leia mais em Jornal de Notícias
 

No comments:

Post a Comment