Saturday, September 28, 2013

Angola: Eurodeputada portuguesa exige explicações sobre detenções em Luanda

 

Carta enviada a Bruxelas
 
Luanda Digital
 
Luanda – A eurodeputada portuguesa Ana Gomes enviou uma carta ao Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e à Alta Representante da União Europeia para a Política Externa, Catherine Ashton, sobre a detenção de três jornalistas no passado dia 20 de Setembro.
 
Na missiva, enviada esta segunda-feira, 23 de Setembro, a socialista pede explicações sobre o sucedido, considerando de «inaceitável» o comportamento das autoridades angolanas, tendo em conta que desrespeita os compromissos de Angola no âmbito do Acordo de Cotonou (ACP-UE) e do Acordo de Parceria Caminho Conjunto UE-Angola.

Nesse sentido, Ana Gomes pede à União Europeia para exigir explicações a Angola, com vista a colocar um fim às detenções arbitrárias no país e à agressão contra manifestantes pacíficos e jornalistas.

Em causa está a detenção dos jornalistas Rafael Marques, do blogue Maka Angola, Alexandre Neto, do Southern Africa Media Institute, e Coque Mukuta, da Voz da América, na passada sexta-feira, 20 de Setembro, quando entrevistavam manifestantes recém-libertados em Luanda. Os três profissionais da área da comunicação, assim como sete manifestantes e um empresário (que filmara o incidente) foram detidos e levados para uma unidade central da polícia, onde sofreram agressões.

Algumas horas depois os três jornalistas e o empresário foram libertados sem qualquer acusação.

(c) PNN Portuguese News Network
 

No comments:

Post a Comment