Thursday, September 26, 2013

Portugal: CGTP exige readmissão de trabalhadores despedidos segundo normas chumbadas

 

TSF
 
O secretário-geral da CGTP afirmou que os trabalhadores despedidos ao abrigo das normas do Código de Trabalho chumbadas pelo Tribunal Constitucional (TC) devem ser readmitidos e receber os salários que perderam.
 
Reagindo hoje à decisão do TC, que declarou inconstitucionais algumas das novas normas do Código de Trabalho, relacionadas com o despedimento por extinção do posto trabalho e por inadaptação, Arménio Carlos sublinhou que os juízes deram razão a muitas posições defendidas pela central sindical e sublinhou que importa agora tomar medidas para concretizar o que foi decidido.
 
«No que se refere aos trabalhadores despedidos ao abrigo das normas agora declaradas inconstitucionais a CGTP exige a sua imediata readmissão e o pagamento das remunerações perdidas», salientou o sindicalista.
 
A decisão implica também, segundo Arménio Carlos «que os trabalhadores com contratos coletivos de trabalho que regulam estas matérias têm direito a gozar mais três dias de férias no ano em curso, bem como a serem ressarcidos dos valores correspondentes aos descansos compensatórios não gozados desde a entrada em vigor da lei», ou seja, 01 de agosto de 2012.
 
Leia mais em TSF
 
Foto em cache da Agência Lusa
 

No comments:

Post a Comment