Tuesday, August 21, 2012

ALISTAMENTO MILITAR 2013- INFORMAÇÕES, DÚVIDAS


Vai chegando o fim do ano e os jovens que vão completar 18 anos em 2013 vão ficando ansiosos e temerosos pelo alistamento militar. Muitos têm o sonho de servir às Forças Armadas, já outros tem medo e querem se ver longe disso. O fato é que o alistamento é obrigatório para todos os jovens do sexo masculino que já tenham completado 18 anos ou completarão durante cada ano. 

Já no caso das mulheres elas estão isentas do serviço militar em tempo de paz, mas há muitas que se alistam, pois tem vontade mesmo de servir às Forças Armadas. Geralmente o alistamento é realizado do dia 1º de janeiro a 30 de junho do mesmo ano. 

Os jovens devem se alistar na Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência e devem informar se desejam ou não prestar serviço militar e assim aguardar o período para saber se será dispensado ou não. 

 Caso você tenha perdido o período do alistamento militar, você deve procurar a Junta de Serviço Militar e realizar o alistamento, mas será cobrada uma multa em dinheiro que aumentará quanto mais você demorar a se alistar. Para se alistar é necessário levar à Junta Militar os seguintes documentos: certidão de nascimento, identidade, comprovante de residência e duas fotos 3x4 recentes. 
Publicidade:
Ao se alistar o recruta pode receber uma certidão dizendo que ele foi alistado ou que foi liberado e que ficará na reserva do governo federal ou ainda precisará passar por um exame médico, para ver se está apto a servir o serviço militar. 

 Após o exame caso o candidato passe, terá que servir. Caso você tenha alguma deficiência ou algum problema de saúde deve levar documentos que comprovem tal problema, como laudos médicos, assim será liberado. Quem for alistado pode escolher onde se alistar, há diferentes serviços como a Força Aérea, Marinha e o Exército. 

 Durante o serviço militar inicial obrigatório, o jovem não pode assumir cargo público ou trabalhar com carteira assinada. Quem tiver um emprego e for forçado a abandona-lo terão assegurado o retorno ao cargo ou emprego respectivo dentro de 30 dias que se seguirem ao licenciamento ou quando terminar o curso. 

 Há jovens que não querem se alistar de jeito nenhum e não se importam em comparecer à Junta Militar, mas devido a isso terão problemas, pois quem não se apresentar estará em débito com o Serviço Militar, o que gera conseqüências bem desagradáveis como não poder prestar concurso público, tirar passaporte, ser matriculado em uma universidade, entre outras coisas.
Por isso é melhor se alistar do que não cumprir esse dever. Então você que vai fazer 18 anos em 2013, fique atento e não perca o período de alistamento. Para maiores informações acesse o site do Exército na página [http://www.exercito.gov.br/web/ingresso/alistamento-militar] e tire todas as suas dúvidas.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
ALISTAMENTO MILITAR 2013- INFORMAÇÕES, DÚVIDAS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment