Tuesday, September 17, 2013

CÍNICOS ÓDIOS DE SETEMBRO!

 

Martinho Júnior, Luanda

1 – De há 40 anos a esta parte que o império se vem reservando para algumas das maiores demonstrações de arrogância e desprezo para com a humanidade, semeando todo o tipo de discórdias, tensões, conflitos e guerras, garantindo assim a sustentabilidade dos seus interesses e de suas alianças, por mais pérfidas que elas sejam.

O império não consegue exercer a sua hegemonia de outro modo e quando não tem motivos para desencadear as suas acções, habituou-se a arranjá-los. mesmo que tenha de recorrer à manipulação, à hipocrisia e à mentira.

Nenhuma administração de turno, inclusive a de Jimmy Carter, se conseguiu furtar por completo a isso e algumas delas, como as de Ronald Reagan e as da dinastia Bush, “esmeraram” nos seus reflexos de “inteligência” e no poder de seus “músculos guerreiros”… para que se tornassem os privados a tirar o maior proveito disso!

Os Estados Unidos não se coibiram de perder as guerras recentes no Iraque e no Afeganistão, por que ao perdê-las ganhavam os da indústria do armamento (os maiores compradores de armas norte-americanas são a Arábia Saudita e Israel), os do petróleo (ao salvar as monarquias feudais arábicas, derrotando seus opositores externos na região, garantem os acessos ao petróleo barato produzido nas areias dos desertos tornando as oportunidades mais extensivas) e de todo o tipo de “serviços” apêndices.

Um poder criminoso está instalado e o mundo vem sofrendo seus arbítrios: é o poder dos 1% sobre os 99% da humanidade!

2 – Um séquito de fiéis servidores com livre arbítrio, ilustram desde 11 de Setembro de 1973 o quadro das decisões e as peripécias: desde Henry Kissinger a John McCain, passando por homens de mão como o falecido Embaixador J. Christopher Stevens, assassinado a 11 de Setembro de 2012 em Benghazi…

Poucos foram os obstáculos e os limites que tiveram de enfrentar dentro das instituições e em função do poder que representavam, pelo que a ética, a moral e o humanismo, foram questões que foram colocadas sempre de parte.

O seu relacionamento com “terroristas” em função dos interesses nas areias arábicas, virados para a manutenção das monarquias feudais “pétreas”, tem porém alguns riscos…

3 – A 11 de Setembro de 2001 um acontecimento trágico ocorreu nos próprios Estados Unidos: as torres gémeas do World Trade Center foram derrubadas depois de sofrerem o impacto de dois aviões comerciais; o acto de terrorismo espectacular, transmitido em directo pelos mais diversos canais de televisão para todo o mundo, foi atribuído à rede Al Qaeda e a um dos seus chefes, o saudita Ben Laden, emanação dos “freedom fighters” que na era de Ronald Reagan tinham actuado no Afeganistão contra o governo de então e o seu aliado soviético!

Isso tornou possível por exemplo que na Sociedade Carlyle Group as famílias Ben Laden e Bush tivessem interesses comuns!

Independentemente do facto de muitos atribuírem o acto terrorista não à Al Qaeda, mas a outro tipo de interesses, i 11 de Setembro de 2001 condicionou as geo políticas da hegemonia até aos nossos dias.

Essa gente tornou-se criminosa, deveria de há muito ter sido julgada em Tribunal Penal Internacional, mas como essa instituição é subserviente do poder dominante, continuam imunes e só o Embaixador na Líbia, em vida Christopher Stevens, teve um fim trágico a 11 de Setembro de 2012… aparentemente “em serviço”!...

4 – Há 40 anos o Chile tornou-se no primeiro laboratório das políticas neo liberais, na sequência do golpe de estado sangrento do General Augusto Pinochet derrubando pela via das armas um governo que, perseguindo uma trilha democrática, identificava-se com os interesses do seu povo!

Ao governo democrático e popular do Presidente-herói Salvador Allende, a ditadura de Pinochet, na sequência da Operação Chove em Santiago, inscrita na Operação Condor, instaurou a primeira experiência histórica neo liberal, absorvendo os “ensinamentos” do grupo “Chicago Boys”!

A ditadura institucional tornou-se possível, antecedendo a ditadura financeira que tornou-se possível a partir do momento em que a moeda dominante, o dólar, deixou de ter cobertura no ouro e passou, enquanto “petro dólar” a merecer emissão em papel!

Com a ditadura instalada e propícia às condutas da hegemonia, as manipulações sem limites, por vezes surrealistas, tornaram-se possível!

Não havendo cobertura em ouro, então e uma vez que o dólar expandiu seu curso internacional, o poder dominante tem ido buscar a riqueza onde quer que seja, em prejuízo do próprio povo norte-americano e do resto do mundo, mas sempre em benefício daqueles 1% denunciados pela Occupy Wall Street (organização formada há dois anos, a 17 de Setembro)!

5 – O capitalismo de choque deu assim um dos seus primeiros passos e, de então para cá, tornaram-se possíveis levar a cabo algumas das mais surrealistas e sangrentas operações de que há memória na história da humanidade, em alguns casos com marcas que perduram geração após geração!

Até hoje os Estados Unidos não pediram desculpa ao Chile e na verdade, com o tipo de administrações de turno que nos habituaram, isso jamais acontecerá: não pedirão desculpas ao Chile, nem a toda a América Latina, nem onde quer que seja onde espalharam o odor sulfuroso de suas iniciativas!

Não será este Prémio Nobel da Paz que o fará e a prova está nas contínuas tentativas de decisão abrindo-se a novas guerras!

6 – Os ódios de Setembro têm mais uma demonstração na escalada em curso na Ásia Ocidental e na Ásia Central: poder-se-á ter sustido o ataque à Síria por razões da utilização de armas químicas (com o compromisso da Síria em entregar para destruir o arsenal que possuía), mas poder-se-á razoavelmente pensar que quem se alia a radicais islâmicos na Líbia e na Síria por causa do petróleo barato e da salvaguarda das monarquias feudais arábicas, os mesmos grupos que derrubaram há 12 anos o World Trade Center de Nova York, é gente alguma vez confiável?

Como a administração de Barack Hussein Obama consegue justificar essas alianças de hoje perante o povo norte-americano, perante o mundo, quando ainda mal curadas estão as feridas de Nova York?

Não será o cerimonial da Casa Branca mais uma prova de retórica patenteando um imenso cinismo e ódio?

Os cínicos ódios de Setembro, que se tornaram de todos os meses do ano, de todos os dias, de todas as horas, gota a gota vão destilando e só uma humanidade esclarecida poderá construir o amor solidário imprescindível e capaz de comportar um pouco de felicidade e uma maior justiça para todos!

Foto: A Casa Branca demonstra seu imenso cinismo: no preciso momento em que chora os mortos do 11 de Setembro de 2001 em Nova York, alia-se aos mesmos grupos radicais que protagonizaram o derrube das torres gémeas fora do território norte americanos: na Líbia como na Síria!

A consultar:
. Killing hope –
http://killinghope.org/
. Tanques sobre Santiago –
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=22678&editoria_id=12
. The trial of Kissinger – Part one –
http://www.thirdworldtraveler.com/Kissinger/CaseAgainst1_Hitchens.html; Part two – http://www.thirdworldtraveler.com/Kissinger/CaseAgainst2_Hitchens.html
. Senator John McCain, Foreign Relations “Adviser” to Al Qaeda Death Squads in Syria –
http://www.globalresearch.ca/senator-john-mccain-foreign-relations-adviser-to-al-qaeda-death-squads-in-syria/5348383
. The Benghazi affair –
http://www.globalresearch.ca/the-benghazi-affair-uncovering-the-mystery-of-the-benghazi-cia-annex/5320872
. Salvar os reis –
http://pagina--um.blogspot.com/2011/03/salvar-os-reis.html
. Castas das arábias –
http://pagina--um.blogspot.com/2011/03/castas-das-arabias.html
. Iraque, Iraque, 75 anos depois – Martinho Júnior – Página Um –
http://pagina--um.blogspot.com/2011/03/iraque-iraque-75-anos-depois.html
. Coisas que a globalização tece – 07 – O império promove a morte da democracia –
http://paginaglobal.blogspot.com/2012/03/coisas-que-globalizacao-tece-07-o.html
. Lybian Islamic Fightin Group –
http://en.wikipedia.org/wiki/Libyan_Islamic_Fighting_Group
. Britain, Qadafi and the Libyan Islamic Fighting Group –
http://markcurtis.wordpress.com/2011/08/17/britain-qadafi-and-the-libyan-islamic-fighting-group/
. Libya Ex-Islamic terrorist leader heads Tripoli Military Council –
http://digitaljournal.com/article/310883
. Al-Nusra Front –
http://en.wikipedia.org/wiki/Al-Nusra_Front
. A verdade proibida –
http://resistir.info/chossudovsky/verdade_proibida.html

No comments:

Post a Comment