Wednesday, September 11, 2013

Disserte sobre a Morfologia dos Pulmões


Ao ler essa dissertação sobre a morfologia dos pulmões você descobrirá não só como eles são, mas também como funciona o processo de respiração. Os pulmões são os principais órgãos do sistema respiratório, os quais tem a função de realizar trocas gasosas entre o ambiente e o sangue, dessa forma levando oxigênio a ele e eliminando o dióxido de carbono do organismo. 
Disserte sobre a Morfologia dos Pulmões
  Morfologicamente os pulmões são dois órgãos que tem a forma de uma pirâmide medindo mais ou menos 25 centímetros de comprimento. Sua consistência é esponjosa, sendo que eles são revestidos externamente pela pleura, uma membrana. Esses órgãos ainda são divididos em lobos, sendo que o esquerdo possui dois e o direito três.

 Além disso, os pulmões possuem mais algumas diferenças, o pulmão direito é mais espesso, largo e mais curto que o esquerdo, isso se deve ao fato do diafragma ser mais alto no lado direito para dar espaço ao fígado. O diafragma é o órgão que separa o tórax do abdômen, sendo encontrado apenas em mamíferos. 
Disserte sobre a Morfologia dos Pulmões
Já o pulmão esquerdo possui uma parte mais côncava onde se encontra a incisura cardíaca, já que a parte mais comprida do coração se encontra encaixada nesse espaço. Os pulmões se encontram dentro da caixa torácica, sendo que a base de cada pulmão se apoiá no diafragma. É através do diafragma que é possível os movimentos respiratórios, sendo que este órgão é controlado pelo nervo frênico. 
Publicidade:
 Os pulmões não se encontram sozinhos, neles há estruturas que ajudam a promover a respiração, como se fosse uma árvore que se ramifica em ramos menores. Entre elas estão os brônquios (tubos que levam ar aos pulmões), que se ramificam profusamente em bronquíolos (ramos menores, altamente ramificado, conhecido coo árvore respiratória) e alvéolos pulmonares (se encontram ao final dos bronquíolos e realizam a troca gasosa). 
Disserte sobre a Morfologia dos Pulmões
 Os alvéolos são formados por quatro estruturas saculares que têm em sua volta os capilares pulmonares, pequenos vasos sanguíneos do sistema circulatório que tem como papel distribuir e recolher sangue nas células. Os alvéolos são formados pelo tecido epitelial pavimentoso, o qual é constituído por células epiteliais achatadas recobertas por capilares sanguíneos. 

 Através de todas essas estruturas a respiração se torna possível, pois nela o ar entra e sai dos pulmões, sendo impulsionado pela contração e relaxamento do diafragma, o qual no processo de inspiração se contrai diminui a pressão nos pulmões, fazendo com que ar fora do corpo entre rico em O2. E na expiração ocorre o contrário, o diafragma relaxa, fazendo com que a pressão dos pulmões aumente e o ar que estava dentro saia com o dióxido de carbono. 
 A respiração é automática, um movimento involuntário, controlado pelo sistema nervoso, mas pode ser controlada, no entanto ninguém consegue ficar sem respirar por muito tempo, pois a concentração de dióxido de carbono no sangue fica muito alta, sendo que o corpo não consegue fornecer energia às células, por isso o bulbo age, mandando impulsos para que a respiração volte a ser realizada.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Disserte sobre a Morfologia dos Pulmões
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment