Friday, September 20, 2013

Hipotermia Causas, O que Fazer nos Primeiros Socorros?


A Hipotermia é grave e pode levar até a morte! Por isto é tão importante saber prestar os primeiros socorros para que, caso se depare com este quadro, possa dar o atendimento correto e até mesmo salvar a vida de uma pessoa. Vista por muito como algo até comum, a hipotermia na verdade é um grande risco para o indivíduo, podendo levar até mesmo à morte.
Hipotermia Causas, O que Fazer nos Primeiros Socorros?
A Hipotermia é definida por uma queda da temperatura que ocorre no organismo, que normalmente fica em torno de 37ºC, e passa a ficar a abaixo de 35ºC e em alguns casos até menos! Quando essa queda de temperatura ocorre, a pessoa passa a desenvolver tremores no corpo devido às contrações dos vasos sanguíneos, que auxiliam na tentativa de diminuir a perda de calor pelo corpo, fazendo com que o organismo volte a ficar a uma temperatura normal.

 Por isto que quando estamos sentindo frio ficamos tremendo, é uma forma do organismo conseguir elevar a temperatura do corpo. No entanto, quando o organismo não consegue controlar o processo de hipotermia, em alguns casos é possível levar o indivíduo a morte.
Hipotermia Causas, O que Fazer nos Primeiros Socorros?
Em épocas do ano em que o frio é mais intenso, ouvir com certa frequência que “moradores de rua” morreram de frio, justamente por causa da hipotermia, pois a pessoa deitada ao relento, sem a devida proteção, não consegue suportar a baixa temperatura, fica em estado de hipotermia, vindo a falecer em seguida.
Publicidade:
A hipotermia é causada exclusivamente a uma exposição intensa ao frio, sendo que é mais propicio um indivíduo entrar em processo de hipotermia, quando ele fica em ambientes frios, não utilizando nenhum tipo de roupa para aquecimento corporal; quando se expõem a chuvas e ventos frios.
Hipotermia Causas, O que Fazer nos Primeiros Socorros?
Até mesmo casos como acidentes e até ingestão de medicamentos podem fazer com que a pessoa desenvolva um quadro de hipotermia muito grave que precisa ser tratado com urgência!  Os sintomas mais conhecidos de hipotermia são tremores em todo o corpo, esfriamento das mãos e pés, dificuldade para respirar, inchaço na face, pulsação lenta e também dormência nos membros.

 Quando a pessoa já está em um estágio avançado, ela acaba apresentando sintomas como perda de memória, pupilas dilatadas, perda de controle dos membros superiores e inferiores, perda dos sentidos e até perda da pulsação.
Os primeiros socorros que uma pessoa deve fazer quando se depara com hipotermia, é fazer massagens no corpo da vítima, retirar as roupas molhadas ou úmidas, fazer com que ela beba alguma bebida quente (qualquer uma, menos bebida alcoólica), deite-se ao lado da vítima para que haja a transmissão de calor corporal e ligue para o serviço de emergência o quanto antes! Até que o resgate chegue, procure manter a pessoa aquecida ao máximo.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Hipotermia Causas, O que Fazer nos Primeiros Socorros?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment