Wednesday, September 18, 2013

Presidente de Timor-Leste em visita de Estado a Portugal entre quinta e segunda-feira

 


Lisboa, 17 set (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, realiza uma visita de Estado a Portugal entre quinta e segunda-feira, estando previstos encontros com o chefe de Estado português, o primeiro-ministro e a presidente da Assembleia da República.
 
Numa nota divulgada no 'site' da Presidência da República é referido que durante a visita, que se realiza a convite do chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, Taur Matan Ruak deverá fazer-se acompanhar pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste.
 
Ainda segundo a nota de Belém, o programa oficial da visita inicia-se na sexta-feira, com a deposição de uma coroa de flores, pelo Presidente de Timor-Leste, no túmulo de Luís Vaz de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos.
 
Taur Matan Rauk será depois recebido no Palácio de Belém pelo Presidente da República português, com quem terá uma reunião de trabalho.
 
Do Palácio de Belém, o Presidente de Timor-Leste seguirá para a residência oficial do primeiro-ministro, que o receberá e lhe oferecerá depois um almoço.
 
Ao início da tarde, Taur Matan Ruak será recebido pela presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, no Parlamento.
 
Do programa consta ainda uma cerimónia de entrega da chave da cidade de Lisboa ao Presidente de Timor-Leste, nos paços do concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
 
No final do dia, Cavaco Silva irá ainda oferecer um jantar de Estado em honra de Taur Matan Ruak, na cidadela de Cascais.
 
Na segunda-feira, em entrevista à Agência Lusa, o Presidente de Timor-Leste afirmou que a sua visita oficial a Portugal tem como principal objetivo agradecer a generosidade do povo português com Timor-Leste.
 
"Quero aproveitar esta oportunidade para transmitir o nosso obrigado ao povo português pela sua generosidade e também ao Estado. Timor-Leste está preparado para reforçar a nossa parceria na medida em que os desafios ainda não terminaram", disse o chefe de Estado timorense.
 
O convite de Cavaco Silva ao seu homólogo de Timor-Leste para visitar Portugal foi feito em maio de 2012, durante uma deslocação oficial do Presidente português a Díli.
 
Taur Matan Ruak, antigo chefe das forças de defesa timorense, tomou posse como Presidente de Timor-Leste a 20 de maio de 2012.
 
VAM (MSE)// SMA - Lusa
 
Leia mais sobre Timor-Leste, Macau-China, Médio Oriente, Ásia, Austrália e Pacífico em TIMOR LOROSAENAÇÃO
 

No comments:

Post a Comment