Saturday, September 14, 2013

Rajoy diz que quer "dialogar" sobre Catalunha, mas não cita plebiscito sobre independência

 

Opera Mundi, São Paulo
 
Em carta enviada ao presidente da comunidade autônoma, primeiro-ministro espanhol fala em "vínculos" que não podem se desatar
 
O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, enviou uma carta ao presidente da comunidade autônoma da Catalunha, Arthur Mas, se oferecendo para conversar sobre a situação do local, após protestos pedindo a realização de plebiscito pela independência. No entanto, Rajoy deixou claro que a discussão sobre a separação catalã está fora de questão, segundo reportou neste sábado (14/09) a agência Reuters.
 
Na carta, recebida hoje por Mas, o primeiro ministro oferece “diálogo sem prazo de validade”, mas sem especificar exatamente o que conversar. Rajoy já disse em situações anteriores que um plebiscito seria inconstitucional.
 
“Estou convencido da extraordinária relevância que a Catalunha tem para o conjunto da Espanha e a riqueza, pluralidade e singularidade da sociedade catalã”, afirmou Rajoy, de acordo com o jornal espanhol El País. “Penso, dessa maneira, que os vínculos que nos mantêm unidos não podem se desatar sem enormes custos afetivos, econômicos, políticos e sociais.”
 
Manifestação
 
Na quarta-feira (11/09), para lembrar o aniversário de 299 anos da perda de independência da Catalunha, centenas de milhares de pessoas se reuniram para pedir que Madri reconheça a autonomia. Os cerca de 400 mil catalães que se inscreveram para participar da comemoração, segundo a ANC (Assembleia Nacional Catalã), se deram as mãos às 17h14 do horário local, formando um cordão humano de 400 km, chamado de Via Catalana.
 
A hora da manifestação foi escolhida em referência ao dia 11 de setembro de 1714, quando o reino da Catalunha foi tomado pelas tropas franco-espanholas do rei Filipe V, na guerra de sucessão que também foi marcada pela cessão de Gibraltar aos britânicos.
 
Pesquisas de opinião indicam que cerca de 52% dos catalães se declaram abertamente a favor da independência e 81% apoiam a iniciativa de um referendo. Quase 60% dos catalães dizem que votariam mesmo se a consulta fosse decretada ilegal.
 
O cordão humano pela independência da Catalunha uniu de norte a sul os extremos da região, desde a fronteira com a França até o sul de Tarragona. O movimento se inspirou na cadeia humana de 600 km organizada em 1989 por milhares de cidadãos da Estônia, Lituânia e Letônia para reclamar suas independências em relação à União Soviética. Na ocasião, os organizadores afirmaram que 1,5 milhão de pessoas haviam participado.
 
Foto: EFE TV
 
Leia mais em Opera Mundi
Catalunha à deriva
 

No comments:

Post a Comment