Thursday, February 23, 2012

ASSADURAS EM BEBÊ- COMO TRATAR, O QUE FAZER?


As mães sempre estão preocupadas com seus filhos, por isso tomam todos os cuidados para que saúde deles esteja sempre em ordem, especialmente se eles são bebês. E uma das maiores preocupações das mães nessa fase são as assaduras, que vez ou outra tendem a aparecer. A assadura é uma inflamação cutânea que é causada por uma reação às substâncias químicas e enzimas que se encontram nas fezes e na urina e também ao acúmulo de calor gerado por elas.

Como os bebês usam fralda, isso faz com que essa mistura fique em contato direto com o bumbum deles, fazendo com que a área fique vermelha, causando irritação e dor quando o local é tocado. Muitas vezes pode acontecer da área ficar inchada e ter ulcerações superficiais.
Para evitar que as assaduras se formem, o ideal é trocar as fraldas com frequência, no mínimo 8 trocas por dia, para não se esquecer, melhor trocar após as mamadas ou logo após a evacuação. Dessa forma mantendo o bebê em contato mínimo com as fezes e a urina, as chances dele ter assaduras é bem menor, não tendo umidade, abafamento e a contaminação por microorganismos que se encontram na urina e nas fezes.

Além disso, quando for escolher as fraldas para seu filho, sempre prefira as de melhor qualidade e que possuam alta absorção, também cremes contra assaduras eficientes e que sejam seguros.

Publicidade:


 Mas mesmo com todos esses cuidados o bebê pode ter assaduras, pois muitas vezes a criança se encontra com a imunidade baixa devido a um resfriado ou virose, ou quando há uma troca de alimentação, o que é muito comum, pois o bebê está em fase de desenvolvimento, pode acontecer das fezes ficarem mais ácidas com cheiro forte, facilitando a formação de assaduras.

Nesses casos, você deve tomar medidas mais cuidadosas, como limpar a área irritada com água morna e sabonete e trocar as fraldas mais frequentemente. Também é bom deixar o bebê alguns minutos sem fralda, para ventilar o local. Passe pomada contra assadura, quando for limpar o bumbum do bebê, limpe com cuidado para não causar dor, e prefira produtos que tenham substâncias hidratantes, regeneradoras e hipoalérgicas, sem perfumes e corantes, para não irritar o local ainda mais.

Muitas pessoas pensam que o talco ajuda no combate às assaduras, pois deixam as dobras sequinhas, mas na verdade é o contrário, pois o produto pode abafar a pele e irritar ainda mais, além das partículas do talco poderem ser aspiradas pelo bebê. 

Caso a irritação não melhore de um dia pro outro, o melhor é procurar um médico, assim ele poderá indicar o melhor produto ou medicamento para tratar a assadura. Não faça nenhuma receita caseira para se livrar das assaduras, sem antes consultar o médico, pois ao invés de ajudar pode piorar a situação.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
ASSADURAS EM BEBÊ- COMO TRATAR?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment