Thursday, February 23, 2012

PRIMEIROS SOCORROS- ACIDENTES DE TRÂNSITO


No dia a dia corrido muitas vezes alguns motoristas acabam sendo imprudentes e acabam desrespeitando algumas leis de trânsito, esse comportamento na maioria das vezes acaba resultando em acidentes graves que deixam vítimas. Se você presenciar uma cena desta ligue imediatamente para o corpo de bombeiro ou para a polícia local para que o atendimento seja o mais breve possível. 

Evite tocar nas vítimas, a não ser que seja devidamente orientado pelo profissional que lhe atendeu. Mas há casos em que podemos e devemos prestar os primeiros socorros para que a pessoa que foi vítima de um acidente no trânsito sobreviva.

Os primeiros socorros logo após o acidente poderá ser o grande diferencial que irá salvar ou não esta vítima. As noções básicas sobre estes primeiro atendimento são transmitidas ainda durante o curso teórico quando você vai tirar a CNH, mas existem algumas profissões, aquelas que mexem com vidas, que aprendem isso de forma muito mais aprofundada, entre elas citamos: medicina, polícia militar, bombeiros e profissionais da enfermagem.
Para quem não conhece estas noções básicas é importante conferir alguns arquivos disponibilizados na internet e sempre ficar atento, afinal sua atitude pode salvar vidas, mesmo que você não esteja envolvido no acidente.

Publicidade:


A sequência desse primeiro atendimento deve ser mais ou menos assim:
Antes de tudo mantenha a calma, pois você precisará está ciente de suas ações para poder ajudar a vítima. Depois garanta a segurança da vítima evitando que curiosos fiquem muito próximos do local do acidente. Peça socorro de imediato, tenha sempre em mãos os telefones de emergências e do SAMU.

 Controle a situação e confira como está a situação da vítima. Você precisará olhar com cuidado sinais evidentes de traumas, tais como fraturas visíveis, sangramentos, edemas, inchaços ou qualquer outra coisa que você possa informar por telefone quando chamar o socorro. Diga se a vítima está ou não acordada, se consegue falar, se está respirando e outros detalhes que você possa ver.

Não tente de forma alguma mover a vítima sozinha, qualquer movimento pode complicar ainda mais o estado de saúde da mesma. O pescoço precisa ser resguardado, pois pode estar deslocado, por isso espere pela ambulância.
Se for possível, faça um curso de primeiros socorros em sua cidade para que possa oferecer ajuda nesta hora. Não basta ter boa vontade e querer ajudar diante de um acidente de trânsito, pois podemos agravar a situação, os primeiros socorros devem sim, serem prestados, mas somente por pessoas que tenham total consciência do que devem e podem fazer neste momento. 

Por isto o mais indicado é entrar em contato com o corpo de bombeiro, polícia ou SAMU e informar o ocorrido. Fique por perto, se possível, para conversar e acalmar a vítima, para que o resgate quando chegar encontre um clima mais propício ao salvamento.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
PRIMEIROS SOCORROS- ACIDENTES DE TRÂNSITO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment