Thursday, September 5, 2013

Cursos Menos Concorridos no Enem 2013-2014


A concorrência entre os cursos oferecidos aos que garantem boa nota no ENEM vem crescendo muito a cada ano, por isto mesmo, muitos estudantes preferem optar pelos cursos menos concorridos, como aconteceu neste ano de 2013 e certamente irá se repetir em 2014. O ENEM está fazendo uma verdadeira revolução no ensino do país. 
Cursos Menos Concorridos no Enem 2013-2014
Hoje, são várias as universidades que aderiram ao ENEM como seu único meio de processo seletivo, o que fez o número de inscrições aumentarem ainda mais! E quem garante uma boa nota no ENEM pode se inscrever no SISU - Sistema de Seleção Unificada - que é um programa do MEG - Ministério da Educação - que seleciona todos os candidatos que conseguiram boa nota no ENEM, para que venham a se inscreverem para as vagas que são disponibilizadas nas várias instituições de ensino superior, pública. 

Só neste ano, o SiSU registrou mais de 2 milhões de inscritos, foram quase 4 milhões de inscrições. Cada um dos candidatos às vagas teve a oportunidade de escolher entre 2 opções de cursos. Foram mais de 129 mil vagas disponibilizadas, em mais de 3,7 mil cursos. No Brasil todo, mais de 100 instituições de ensinos estiveram envolvidas no processo. 
Cursos Menos Concorridos no Enem 2013-2014
A cada ano, há mais e mais opções para os candidatos escolherem, o que vem tornando alguns cursos bastante concorridos. Entre os cursos mais concorridos, ficou em primeiro lugar o de Gestão Pública, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB, que recebeu 12.221 candidatos que se inscreveram para as 45 vagas que foram disponibilizadas.
Publicidade:
 Foram mais de 271,5 candidatos por vaga! Mas alguns cursos surpreenderam justamente pelo contrário, por receberem um número menor de inscrições, foram os cursos menos concorridos. Entre estes podemos citar: Curso Medicina da UFPel - Universidade Federal de Pelotas. Curso Gestão Pública Tecnológico - IFRN - Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Cursos Menos Concorridos no Enem 2013-2014
O curso de gestão ambiental técnológico do IFRN fico entre os menos procurados no ENEM
 Curso Gestão Ambiental tecnológico - IFRN - Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Saneamento Ambiental tecnológico - IFSE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. 

Curso Engenharia Civil - IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Para 2014, estes cursos também poderão configurar entre os menos concorridos. Este ano foi adotado o sistema de Cotas, para o SISU, de acordo com a Lei nº. 12.711, de 29 de agosto de 2012, sendo que foram reservados, 12,5% do total de vagas disponíveis. 
Cursos Menos Concorridos no Enem 2013-2014
Leia mais em:
Este número deverá ir aumentando todos os anos até chegar à meta de 50%, no ano de 2016. Mas somente os estudantes que cursarem o ensino médio em escolas públicas é que poderão participar do sistema de cotas. Será preciso ainda, comprovar renda per capita mensal de até 1,5 salário mínimo, ou que sejam auto-declarados: pretos, pardos ou indígenas.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Cursos Menos Concorridos no Enem 2013-2014
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment