Wednesday, September 11, 2013

Espanha: Milhares de pessoas ocupam 'Via Catalana' de protesto pró-independência

 


O trânsito está fortemente condicionado em vários pontos do território da Catalunha onde, cerca das 16:00 locais dezenas de milhares de pessoas já estavam a colocar-se para a corrente humana pró-independência de hoje.
 
A uma hora do ponto alto do protesto, onde segundo os organizadores participarão mais de meio milhão de pessoas, o Serviço Catalão de Tráfico refere haver já fortes condicionamentos à circulação em vários pontos da Catalunha.
 
Entretanto, ao longo dos 400 quilómetros da “Via Catalana”, como é apelidado o protesto organizado pela entidade privada Assembleia Nacional Catalã (ANC), estavam a colocar-se dezenas de milhares de pessoas.
 
Um dos pontos de maior interesse era no troço 1, correspondente à fronteira entre a Catalunha e a Comunidade Valenciana, depois do Tribunal Superior de Justiça valenciano ter anulado a proibição da passagem do protesto pela região.
 
O ponto alto ocorre às 17:14 (16:14 em Lisboa), momento escolhido para recordar o dia 11 de setembro de 1714, altura em que Barcelona caiu sob o domínio das tropas de Felipe V de Espanha, evento recordado hoje na Diada, o dia regional da Catalunha.
 
Será nesse momento que mais de 800 fotógrafos voluntários e os seus assistentes garantirão que todos os participantes no cordão humano ficam numa "gigafoto", como foi apelidada, que será tirada ao longo de todo o percurso.
 
Uma imagem tirada a cada 500 metros será unida digitalmente para registar um cordão humano que, em algumas localidades, terá mais do que uma fila e para o qual, segundo os últimos dados facultados à Lusa pela ANC, já estão mais de meio milhão de pessoas inscritas.
 
O presidente do Governo regional da Catalunha, Artur Mas, disse que hoje que a corrente humana vai "assombrar o mundo".
 
Mas não participa no protesto, ainda que receba os organizadores no Palau da Generalitat, sede do Governo regional. Está prevista a participação de 10 dos 12 membros do executivo regional.
 
A iniciativa da Assembleia Nacional Catalã (ANC), uma entidade favorável à independência, dividiu o setor político espanhol.
 
O protesto tem entre os convocantes as forças políticas CDC (uma das que integram a coligação CiU), ERC e CUP. De fora e a contestar a iniciativa estão a UDC (o outro parceiro da CiU), a ICV, os socialistas do PSC, os conservadores do PP e os Ciutadans.
 
O PP é o partido que foi mais longe na sua contestação e nem sequer participa nos atos institucionais e oficiais do dia regional.
 
Entretanto, uma sondagem divulgada hoje pela rádio Cadena SER refere que a maioria dos catalães - 52 por cento - declara-se abertamente a favor da independência da Catalunha e apenas 24% votaria contra esse cenário num eventual referendo.
 
Segundo esta sondagem, realizada na Catalunha, 15,9% identifica-se como indeciso e 7,7% não votaria numa eventual consulta aos cidadãos.
 
Lusa
 

No comments:

Post a Comment