Sunday, September 8, 2013

Futebol: CABO VERDE VENCE TUNÍSIA E ESTÁ MAIS PERTO DO MUNDIAL

 

A Semana (cv)
 
Histórico! A selecção cabo-verdiana de futebol venceu este sábado a sua congénere da Tunísia por 2-0 e está na próxima fase de apuramento para o Mundial do Brasil, em 2014. Os dois golos dos “Tubarões Azuis” foram apontados por Platini e Heldon, e fazem sonhar uma Nação inteira que agora está apenas a dois jogos de um inédito apuramento para a maior prova do futebol a nível mundial.
 
Para este jogo decisivo, só a vitória interessava aos “Tubarões Azuis” para chegar ao primeiro lugar do grupo B. E foi o que aconteceu. A equipa de todos nós entrou concentrada e determinada a conseguir os seus intentos. Com esta atitude, os resultados vieram aos 28 minutos. Numa jogada pela esquerda, Nhuck cruzou a bola, contou com um falhanço de um defesa tunisino e o esférico foi parar aos pés de Platini que rematou para o fundo da baliza de Ben Cherifia.
 
Numa primeira parte positiva, os “Tubarões Azuis” chegaram ao segundo golo aos 42 minutos, por intermédio de Nhuck. Marco Soares recuperou uma bola no meio campo, passou por dois adversários e já à entrada da grande área cruzou e o avançado do Marítimo (Portugal), oportuno, só teve de encostar para o fundo da baliza.
 
Na segunda parte sofreu-se muito, mas os comandados de Lúcio Antunes aguentaram bem as ofensivas tunisinas, e também criaram alguns lances de perigo que poderiam dilatar o marcador. Com o passar dos minutos, os “Tubarões Azuis” até foram aplaudidos pelos adeptos da equipa da casa que ficaram rendidos com a qualidade de jogo dos rapazes destas ilhas.
 
Lúcio Antunes e Mário Semedo: é preciso continuar a trabalhar
 
Em declarações à RCV, o seleccionador nacional, Lúcio Antunes, disse que valeu a pena sofrer com “garra e determinação” para o país. Afinal, tinha pela frente a Tunísia, uma selecção “poderosa e muito forte”. O timoneiro nacional diz que a qualificação é uma corrida de estafeta, onde o que vale não é quem arranca melhor, mas sim quem termina melhor. Mesmo com este passo histórico, Antunes apela a serenidade e trabalho porque ainda há mais um jogo, são 180 minutos que separam os “Tubarões Azuis” de uma presença inédita no Mundial do Brasil.
 
Por sua vez, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, agradeceu o apoio de todos os cabo-verdianos e diz que a vitória é fruto de um trabalho que vem sendo feito há muito tempo. Nesta caminhada, Semedo espera que a turma nacional continue a trabalhar da mesma forma para continuar a dar alegrias para Cabo Verde.
 
Ulisses Correia e Silva anuncia recepção calorosa
 
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, já felicitou a selecção nacional, dizendo que foi um "feito extraordinário", um vitória da garra e determinação. Já o Ulisses Correia e Silva, edil da Praia, anunciou uma recepção calorosa aos heróis de Tunis, assim que pisarem solo crioulo. É o anunciar de uma grande festa dos cabo-verdianos que saíram às ruas do país com buzinões, bandeiras, cachecóis assim que o jogo terminou.
 
No outro jogo deste grupo, a Serra Leoa venceu a Guiné Equatorial por 3 – 2. Com estes resultados, os "Tubarões Azuis" terminam em primeiro lugar com 12 pontos, seguidos pela Tunísia com 11. Serra Leoa terminou em terceiro lugar com oito pontos e na cauda ficou a Guiné Equatorial com apenas dois pontos em seis jogos.
 
Costa do Marfim, Gana, Argélia, Nigéria, Burkina Faso, Egipto, Senegal e Etiópia são as outras selecções africana apuradas para o play-off de acesso ao mundial do Brasil. Falta ainda os Camarões ou a Líbia, que jogam este domingo. A próxima fase realiza-se em Outubro e Novembro, onde as dez selecções serão divididas em cinco confrontos eliminatórios de ida e volta. Os cinco vencedores apuram-se directamente para a Copa do Mundo de 2014.
 
Ficha de jogo:
 
Estádio Olímpico de Radès, Tunis - Jogo de qualificação da zona Africana para o Mundial do Brasil
Árbitros: Bakary Papa Gassama (Gâmbia), Assistentes: Anghesom Ogbamariam (Eritreia) e Felicien Kabanda (Ruanda). 4º Árbitro: Maudo Jallow (Gâmbia)
Advertências: Cartão amarelo para Aymen Abdennour e Wahbi Khazri (Tunísia)
Golos: Platini (28’) e Heldon (42’)
Cabo Verde: Vozinha, Gegé (Carlitos), Fernando Varela, Kay e Nivaldo, Calú, Marco Soares e Babanco (Toni Varela), Platini, Ryan e Héldon (Sita). Treinador: Lúcio Antunes.
Tunísia: Moez Ben Cherifia, Karim Haggui, Derbali (Sammi Allagui), Youssef Msakni, Oussama Darragi (Zouheir Dhaouadi), Majdi Traoui (Fertani Sassi), Khalil Chammam, Meidi Traoui, Issam Jomaa, Aymen Abdennour, Khaled Mouelhi e Wahbi Khazri. Treinador: Nabil Maaloul.
 
 

No comments:

Post a Comment