Monday, September 16, 2013

Portugal - Sócrates: "Portas e Albuquerque foram lá fazer o quê? Trocar cartões?"

 


O antigo primeiro-ministro José Sócrates criticou, este domingo, os cortes nas pensões de antigos funcionários públicos levados a cabo pelo actual Executivo. No seu comentário semanal na RTP1, ironizou ainda com as reuniões entre Paulo Portas e Maria Luís Albuquerque com os responsáveis da troika, perguntando: “Foram lá fazer o quê? Trocar cartões?”
 
Sócrates desvalorizou as reuniões entre o número dois do Governo e a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, com os membros das instituições da troika. “Foram lá fazer o quê? Trocar cartões?”, disse num tom sarcástico.
 
Sócrates julgou a postura do vice-primeiro-ministro Paulo Portas perante os cortes nas pensões da Função Pública, defendendo que este tem atravessado “linha vermelha” que estipulou aquando a recusa da TSU (Taxa Social Única) dos pensionistas.
 
No seu comentário semanal à estação pública, José Sócrates deixou duras críticas a esta medida levada a cabo pelo actual Executivo. Para José Sócrates, estes cortes “roçam a desumanidade” e provam o “cinismo” do Governo por trata-los como medidas de “convergência”.
 
Em declarações à RTP, o socialista classificou ainda os cortes como uma “indecência política” e frisou as suas dúvidas quanto à constitucionalidade desta norma pois defende que “viola o princípio da confiança e o princípio da proporcionalidade”.
 
As autárquicas foram ainda tema de conversa e José Sócrates acredita que os resultados eleitorais serão um espelho da situação política nacional, onde os partidos da coligação governamental (PSD e CDS) “serão penalizados”.
 
Notícias ao Minuto
 

No comments:

Post a Comment