Há muitas mulheres que utilizam anticoncepcionais para evitar a gravidez, dessa forma se sentem mais seguras. Mas o problema dos anticoncepcionais orais é que a mulher necessita tomar eles regularmente todos os dias, assim há muitas que se esquecem de tomar, devido à correria do dia a dia, dessa forma atrapalhando sua eficácia. Por isso que a maioria das mulheres estão dando preferência à injeção anticoncepcional.
A injeção tem a mesma composição que a pílula, contendo os hormônios sintéticos estrogênio e progesterona, assim produzindo o mesmo efeito. Uma das grandes vantagens desse método é que a injeção pode ser aplicada mensalmente ou a cada 3 meses, assim não é necessário que a mulher se preocupe em ter que tomar a pílula diariamente.
Além disso esse anticoncepcional pode ser utilizado tranquilamente durante a amamentação, ainda diminuindo os riscos da mulher contrair uma doença inflamatória pélvica e estimulando a formação de glóbulos vermelhos, os quais combatem a anemia.
Outra vantagem é que esse método tem alta eficácia e segurança, sendo também muito discreto, além disso, diminuem as cólicas e dores menstruais, regulando a menstruação, não causando enjôos nem dores de cabeça.
Publicidade:
A maior vantagem é que esse com esse método as mulheres não necessitam se lembrar de tomar todos os dias em um mesmo horário como a pílula anticoncepcional, dessa forma sendo aplicada somente uma vez ao mês ou a cada três meses, as mulheres ficam mais tranqüilas, sem ter que seguir horários e controlar os dias nas cartelas das pílulas.
Porém esse método tem desvantagens, como no caso da injeção trimestral que causa a ausência da menstruação, dessa forma resultando em retenção de líquidos, além de aumentar o apetite e consequentemente o aumento de peso. A melhor opção é a mensal, pois nela você mantém o seu ciclo menstrual de forma completamente normal, e a retenção de líquido varia de organismo para organismo.
Geralmente o local mais indicado para a aplicação da injeção é nas nádegas, pois ela é um pouco dolorida, por isso é importante não massagear o local após a aplicação. É importante que antes de aderir a esse método anticoncepcional você consulte um médico ginecologista, que lhe dirá se esse método é adequado para você ou não, assim você terá mais segurança.
Um fato que deve ser levado em conta é que mesmo a injeção anticoncepcional, assim como as pílulas anticoncepcionais e a pílula do dia seguinte, não evitam a contração de doenças sexualmente transmissíveis, então o melhor método contraceptivo ainda é a camisinha, a qual além de impedir essas doenças também impede a gravidez.
Além disso, com esse método você não necessita desregular sua menstruação, não correndo nenhum risco de doenças ou de poder engravidar.
No comments:
Post a Comment