Sunday, May 27, 2012

AMAZONA AESTIVA- PAPAGAIO VERDADEIRO



Todos devem conhecer o Amazona aestiva, uma espécie de papagaio nativa, mais conhecida como papagaio verdadeiro. É muito comum encontrar essa ave nas casas das pessoas, pois muitos a tem como animal de estimação. O papagaio verdadeiro mede cerca de 38 cm e pesa aproximadamente 400 gramas, ele apresenta o corpo principalmente revestido com penas verdes, penas azuis na testa, acima do bico e amarelo em sua face e coroa. 

A cor dos olhos no caso de machos adultos é amarelo-laranja enquanto as fêmeas tem olhos vermelho-laranja. Já os filhotes tem a coloração marrom uniforme. O bico dessa ave é negro. Essa espécie é considerada uma das mais inteligentes do mundo, pois ela é capaz de decorar letras de músicas, memorizar nomes, identificar pessoas e repetirem tudo o que ouvem.



Eles tem grande longevidade, podendo viver até 80 anos. Na natureza o papagaio verdadeiro pode ser encontrado em mata úmida ou seca, em beira de rios e nos cerrados. Podemos encontrá-lo na Bolívia, Paraguai e no Norte da Argentina. No Brasil essa espécie costuma se encontrar nos estados do Piauí, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso ao Rio Grande do Sul. 

Apesar de São Paulo não ser o local de sua ocorrência, desde os anos 1990, essa espécie tem sido encontrada com frequência, isso se deve ao fato de ter várias aves em cativeiro que podem ter escapado de seus donos. 

Publicidade:

 O papagaio-verdadeiro costuma fazer ninhos nas cavidades das árvores, onde postam ovos brancos em formato oval, geralmente três a cinco por ninhada. Eles são chocados pela fêmea durante 27 dias, depois do nascimento eles permanecem com os pais por 60 dias, depois da eclosão, então eles deixam o ninho. Porém o filhote demora 5 anos pra chegar à sua fase adulta. 

 Essa espécie se alimenta de castanhas, frutas silvestres e sementes. Na natureza eles costumam procurar o alimento em árvores frutíferas, subindo-as com o auxílio do bico, que passa a funcionar como um terceiro pé. Eles também costumam utilizar as patas para levar a comida á boca. 

Quando se encontra em cativeiro é oferecida uma ração específica com os nutrientes necessários, mas também é bom dar frutos, sementes e vegetais. No caso de filhotes, o cuidado precisa ser maior, pois como são pequenos não conseguem se alimentar sozinhos, então a alimentação deve ser dada diretamente na boca da ave. 
Lembre-se que caçar ou comercializar aves silvestres é crime:
Segundo o Art. 29 da Lei Nº 9.605/98: Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécies da fauna silvestre nativa ou em rota migratória sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, e multa.

 Geralmente eles vivem em casal ou em bando, quando é encontrado um casal, o macho e a fêmea voam tão próximos um do outros que o casal parece se unir formando uma grande ave de quatro asas. Para se defender de predadores, o papagaio verdadeiro costuma ficar imóvel e calado. Surpreendentemente a maioria dessas aves são canhotas, por causa disso seu pé esquerdo é mais bem desenvolvido.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
AMAZONA AESTIVA- PAPAGAIO VERDADEIRO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment