Wednesday, May 23, 2012

BOVESPA- BOLSA DE VALORES, COMO FUNCIONA?


Está cada vez mais comum vermos notícias da Bolsa de Valores (Bovespa) nos noticiários da TV, rádios e também na internet. Como as aplicações bancárias estão cada vez menos rentáveis as pessoas procuram novas formas de terem algum rendimento e assim buscam informações sobre a Bolsa de Valores, mas é sempre bom lembrar que Bolsa de Valores em nada se parece com a caderneta de poupança, por isto é tão importante se informar com antecedência e se informar bem. 

A bolsa de valores é o local utilizado para a realização de transação de ações de diversas empresas. As ações são a menor quantia do capital de uma empresa, ou seja, a empresa é dividida em muitos pedaços e estes pedaços são vendidos a investidores que queiram correr o risco de investir na empresa, ou seja, quem compra uma ação se torna sócia daquela empresa. 

É importante prestarmos atenção na palavra “Risco”, pois muitas pessoas que se interessam pela Bolsa de Valores na maioria são leigos, pessoas acostumadas a ter seu dinheiro aplicado em bancos em aplicações com praticamente nenhum risco, ou seja, pode-se até ganhar pouco mas o capital se mantém inalterado. 

Quem está acostumado com esta segurança com certeza irá estranhar quando migrar suas aplicações para a Bolsa de Valores. As ações podem ser ordinárias, que dão direito a voto nas decisões da empresa ou preferenciais que não dão direito a voto e as empresas dividem seus lucros entre os acionistas e estas ações são negociadas na Bolsa de Valores. 

No Brasil está negociação acontece na BOVESPA - Bolsa de Valores de São Paulo - por meio de corretoras habilitadas pela CVM ou Comissão de Valores Mobiliários. 

Publicidade:


Para que uma pessoa compre ou venda ações ele deve fazer um cadastro em uma destas imobiliárias com todos os dados pessoais e documentos, depois esta corretora abre uma conta para este investidor na BOVESPA e estipula uma quantia mínima para a abertura desta conta, assim as ações começam a ser negociadas ou por fundos de investimentos que são vários investidores que possuem uma cota de um total de ações; por clubes de investimentos que são grupos de amigos ou familiares que também detém uma porção de ações de uma empresa; individualmente quando somente uma pessoa controla as ordens de compra e venda das ações. 

Para realizar transações na BOVESPA são cobradas várias taxas, como a de operação, de custódia, de corretagem, de emolumentos, de administração e de performance sendo que cada taxa destas, exceto a de emolumentos, varia de corretora para corretora. Se você está interessado em aplicar na Bolsa de Valores é preciso paciência e muita informação. 

Não tenha a ilusão que irá comprar ações de uma empresa hoje e que em pouco tempo terá um excelente rendimento ou até mesmo ficar rico. Muitas pessoas perdem dinheiro na Bolsa justamente por falta de conhecimento. 

Site oficial da Bolsa de Valores de São Paulo Bovespa acesse:

Procure se informar sempre sobre o mercado, um excelente canal para isso é o site Infomoney, e se tiver um amigo que já aplica na Bolsa de Valores melhor ainda, pois assim poderá contar com a ajuda de alguém de confiança, o que é fundamental para todo iniciante.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
BOVESPA- BOLSA DE VALORES, COMO FUNCIONA?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment