Wednesday, May 23, 2012

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL- RESUMO PARA TRABALHO



Quando o mundo pensava que nenhuma guerra poderia ser tão destruidora como a primeira grande guerra mundial veio a segunda grande guerra que mostrou ser ainda mais destruidora. Novos armamentos, avanço na criação de novas armas de destruição, maior poder de fogo, nunca a humanidade viveu momentos tão aterrorizantes como aqueles. A Segunda Guerra Mundial durou do ano de 1939 até o ano de 1945 e muita destruição deixou. 

Além do prejuízo incalculável de bens materiais há perdas ainda maiores que são as perdas de familiares e amigos que deram suas vidas em campos de batalhas. Mas não foram apenas os soldados que morreram combatendo, muitas pessoas inocentes, inclusive crianças foram mortas, como veremos mais adiante. Foi este um dos piores momentos vividos pelo homem neste planeta, o qual espera-se não repetir jamais.

Documentário da Segunda Guerra Mundial dividido em 5 vídeos:

Sobre as causas que influenciaram para o início de uma guerra que disseminou milhares de pessoas, sendo considerado um genocídio, foram várias. O primeiro fator foi o surgimento nos anos 30 de governos totalitários regidos em sua maioria pelo fascismo, como o de Hitler que pretendia expandir o território do país germânico desrespeitando o Tratado de Versalhes. 

Alemanha enfrentando grave crise econômica, juntamente com Itália uniu-se ao Japão e formaram o Eixo que tinha como principal objetivo o de expandir território conquistando territórios vizinhos e ilhas próximas às suas regiões, fazendo um acordo com características militares e com planos em acordo para executar estas conquistas. 
O primeiro território invadido no ano de 1939 pela Alemanha foi a Polônia e imediatamente depois os países França e Inglaterra e depois de algum tempo também União Soviética, Inglaterra e Estados Unidos se uniram para declarar guerra à Alemanha formando o grupo dos Aliados. Estes aliados foram fundamentais para o fim da segunda guerra mundial, do contrário nem saberíamos a que ponto os governantes tiranos teriam chegado. 
 Hitler queria com a guerra ainda provar acima de tudo a supremacia da raça alemã, dizendo que o povo judeu era sujo e que não merecia viver, assim milhares de judeus foram mortos em cada país que o ditador conquistava. O genocídio foi tão terrível que mesmo depois do fim da guerra, o povo judeu ainda sofria grandes preconceitos e passava por dificuldades, assim como seus algozes que matavam seus parentes em câmeras de gás, sendo considerado este um dos atos mais vergonhosos da história contemporânea. 

Publicidade:


Até os dias atuais há uma grande polêmica em torno deste assunto e muita vergonha. Jamais se viu tamanha crueldade, milhares de pessoas tratadas com total crueldade, sendo despojadas de tudo, tanto materialmente como sentimentalmente falando. Perderam tudo que tinham e depois de perder casas, móveis, dinheiro e bens de valores perderam suas próprias vidas em campos de concentração. Com certeza a segunda guerra mundial foi um período vergonhoso para toda a humanidade e deve servir de lição para as próximas gerações para que tais fatos não aconteçam nunca mais. 
 Entre os anos de 1939 e 1941 o Eixo conquistou vários países com o norte da França, a Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e norte da África. Japão anexou a Manchúria e Itália a Albânia e territórios da Líbia. No ano de 1941 o Japão atacou a base militar dos Estados Unidos - Pearl Harbor - no Havaí. Entre 1941 e 1945 o Eixo começou a sofrer derrotas contra os países Aliados, principalmente depois da entrada dos Estados Unidos na guerra que fortaleceu o exército aliado.

O Brasil na Segunda Guerra Mundial:
 O poder bélico dos Estados Unidos foi determinante para que a segunda guerra tivesse o desfecho como hoje conhecemos. O Brasil também teve participação na Segunda Guerra Mundial enviando os pracinhas da FEB - Força Expedicionária Brasileira - que teve vinte e cinco mil soldados conquistando a região de Monte Cassino na Itália, dando mais força aos Aliados que estavam já em vantagem contra Alemanha, Itália e Japão.

Assista ao documentários sobre o Brasil na Segunda guerra Mundial:

No ano de 1945, Alemanha e Itália se renderam e o Japão foi o último a se render, acontecendo este fato somente depois que os Estados Unidos atacaram o país com as bombas atômicas que atingiram as cidades de Hiroshima e Nagazaki o que ocasionou a morte de milhares de japoneses que nada tinham a ver com a guerra. Crianças, jovens, idosos, famílias inteiras foram dizimadas com o grande poder de destruição destas bombas. 

Depois do fim do conflito os países do Eixo passaram por anos de dificuldade econômica e social, por causa dos prejuízos causados pela guerra e por causa das milhares de morte ocorridas nas batalhas. Depois do fim do conflito foi criada a Organização das Nações Unidas - ONU - que tinha como objetivo o de manter a paz entre os países, sendo que até os dias atuais a organização atua amenizando disputas e conflitos que possam existir ou começar entre países que tenham interesses opostos. Infelizmente o planeta não ficou livre das guerras, em vários locais estão acontecendo batalhas cruéis, pessoas inocentes morrendo de fome ou atingidas pelos combatentes. 

Os motivos sempre são interesse econômicos ou as tais “guerras santas” que de santa realmente não têm nada, pelo contrário, são guerras vergonhosas, principalmente por já termos passado por tantos conflitos e vermos que muito pouco se resolve desta forma. Talvez seja preciso ainda que haja muitas guerras até que o Homem aprenda a respeitar seu semelhante mas como a segunda guerra mundial jamais teremos outra pois como poder de destruição que hoje há no planeta uma terceira guerra com certeza representaria o fim da humanidade no planeta Terra.


Leia Também:
- Primeira Guerra Mundial- Resumo e Causas 


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL- RESUMO PARA TRABALHO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment