Monday, May 28, 2012

AQUECIMENTO GLOBAL E EFEITO ESTUFA- RESUMO


Um assunto que tem sido muito discutido nos últimos tempos é o aquecimento global, evento causador das mudanças climáticas que vem ocorrendo na Terra. O principal fator responsável por sua ocorrência é o efeito estufa. O efeito estufa é gerado através do acúmulo de gases poluentes na atmosfera, entre eles dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono, os quais são liberados no ar através da queima de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, queima de florestas, emissão de gás carbônico pelas fábricas e a criação em massa de bovinos, os quais produzem e eliminam gás metano em suas fezes, outro fator que também é responsável pela liberação intensa de gás metano é a maior produção de lixo e esgotos. 

 Na verdade o efeito estufa é um fenômeno natural em que uma parte da radiação solar que chega a Terra acaba sendo refletida pelas nuvens e pela superfície terrestre enquanto outra é absorvida. Dessa energia absorvida, uma parte é irradiada na forma de calor para a atmosfera, isso acontece, pois as nuvens e certos gases atmosféricos, como o vapor de água, dióxido de carbono, metano e dióxido de nitrogênio reirradiam esse calor de volta para a superfície terrestre, aquecendo-a. Esse fenômeno é muito importante, pois através dele a temperatura do planeta se mantém compatível com os seres vivos que nele habitam. 
O problema acontece quando esse efeito se intensifica, aumentando a temperatura além do normal. Nós vemos todos os dias as consequências que a intensificação do efeito estufa, como o aumento do nível dos oceanos, que ocorre devido ao derretimento das calotas polares, fazendo o volume das águas aumentarem, podendo, futuramente causar a submersão de muitas cidades litorâneas, vemos isso direto com o aumento dos casos de tsunamis.
 Outra consequência é o crescimento e surgimento de desertos, pois com o aumento da temperatura muitas espécies de animais e vegetais que não são adaptados a essa mudança acabam morrendo, causando o desequilíbrio de vários ecossistemas, outro fator é o desmatamento descontrolado de florestas que também contribui para isso, especialmente de países tropicais como o Brasil e alguns países africanos. 
 Também tem ocorrido o aumento de furacões, tufões e ciclones, pois o aumento da temperatura faz com que as águas dos oceanos se evaporem mais rapidamente, contribuindo para a intensificação desses tipos de catástrofes climáticas. As ondas de calor estão ficando cada vez mais intensas, ocorrendo em lugares onde a temperatura é mais amena, como a Europa, a qual tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, essa mudança abrupta pode provocar a morte de idosos e crianças que são mais vulneráveis a essas mudanças. 

Publicidade:
 Para diminuir a ação do efeito estufa, no ano de 2005 entrou em vigor o Protocolo de Kyoto, que visa a redução de poluentes. Dessa forma os países teriam que colaborar para que o objetivo de diminuir a temperatura global fosse alcançado. Porém na época os Estados Unidos, país responsável pela maior emissão de gases poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois prejudicaria seu desenvolvimento industrial. 
 Mais tarde em 2007 foi realizada uma Conferência da ONU sobre Mudança Climática em Bali, na Indonésia. Felizmente teve um resultado positivo, pois após 11 dias de debates e negociações os Estados Unidos concordaram com a posição defendida pelos países mais pobres, e foi feito entre os 190 países participantes, um cronograma de negociações e acordos para troca de informações sobre as mudanças climáticas. 

O Protocolo de Kyoto que vence neste ano de 2012, será substituído através dos dados obtidos. Porém no ano de 2009, uma nova conferência foi realizada, sendo a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, na cidade Copenhague, na Dinamarca, não teve muito êxito, pois ocorreram divergências de interesses entre os países ricos, principalmente Estados Unidos e União Europeia e os que estão em desenvolvimento, como o Brasil, Índia, China e África do Sul. 
 Mesmo assim há pouco tempo foi elaborado um documento, sem valor jurídico, o qual visa a redução dos gases causadores do efeito estufa em até 80% até o ano de 2050. Também houve a intenção de liberar 100 bilhões de dólares para investir em meio ambiente até 2020. Sendo assim os países participantes deverão realizar medições desses gases a cada dois anos, emitindo relatórios para a comunidade internacional. No entanto não devemos deixar o futuro do planeta somente nas mãos de nossos líderes, pois a responsabilidade é de cada um. 

Assim nós também podemos adotar medidas para evitar a poluição na atmosfera. Entre essas medidas, estão a diminuição do uso de combustíveis fósseis, como gasolina, diesel ou querosene, adotando veículos menos poluentes, regular o carro para diminuir a emissão desses gases, evitar usá-lo todos os dias, se você trabalha perto, prefira ir de bicicleta, ou de ônibus, ou não usar o carro para tudo que for fazer, assim diminuindo seu uso, isso não só contribuirá para evitar a emissão de gases poluentes como a diminuição do trânsito também. 
 Outra medida é colaborar com os sistemas de coleta seletiva e reciclagem do lixo, separando o lixo e entregando materiais recicláveis a lugares especializados, assim além de evitar o intenso acúmulo de lixo também ajudará a diminuir o uso de matéria prima para fazer determinado produto, assim contribuindo para uma menor exploração da natureza. Controlar o uso da água também é muito importante, tomando banhos mais rápidos, lavando o carro uma vez por mês ao invés de uma vez por semana, utilizando baldes e não mangueiras, o mesmo vale para lavar calçadas e quintais, fechar a torneira ao escovar os dentes, lavar as mãos e ensaboar a louça. 

Leia Também:

A energia elétrica também deve ser utilizada com sabedoria, utilizando-a somente quando necessário, aproveitando a iluminação natural, assim evitará o aumento na construção de hidrelétricas que como consequência desmatam florestas e mudam o curso natural de rios. Se cada um fizer a sua parte, não teremos que nos preocupar com o futuro do planeta, pois a melhor forma de consertar os erros do passado é nos esforçarmos para poder proporcionar um mundo melhor para as futuras gerações.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
AQUECIMENTO GLOBAL E EFEITO ESTUFA- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment