Wednesday, May 23, 2012

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL- RESUMO E CAUSAS



Guerra sempre traz muita destruição e dor, principalmente para a população menos privilegiada, as pessoas mais pobres e também aqueles que veem seus familiares e amigos partindo para o combate sem saberem ao certo se irão ou não retornarem e caso retornam, quais sequelas irá trazer das batalhas em que esteve. O mundo esteve seriamente ameaçado quando ocorreu a primeira grande guerra mundial, período de muita destruição e que certamente ficará para sempre na lembrança de todas as pessoas, pois mesmo quem não vivenciou aquela época estuda hoje os horrores deste período.

A Primeira Guerra teve como principal causa a concorrência econômica que os países europeus tinham no início do século XX para disputar mercados consumidores que estavam sem uma liderança e também porque alguns países como Itália e Alemanha estavam descontentes com a partilha da Ásia e da África que estava nas mãos da França e da Inglaterra. 
Ainda estes países estavam passando por uma corrida armamentista e disputavam o potencial bélico com o intuito de se protegerem mais que acabou sendo usado para o combate na Primeira Guerra Mundial, além de existir uma revanche entre França e Alemanha devido ao fato do primeiro país ter perdido na Guerra Franco Prussiana na qual a Alemanha conquistou a região da Alsácia-Lorena. 

O estopim da Primeira Guerra Mundial foi o assassinato do príncipe Francisco Ferdinando do império da Áustria e Hungria durante a sua visita a Saravejo, assim este império, descontente com as medidas tomadas pela Sérvia declarou guerra a este país começando assim os conflitos que logo se espalharam pela Europa.
 Como vemos já havia todo um clima se formado para que esta guerra acontecesse, esperava-se apenas um motivo e como ele não demorou a acontecer a primeira guerra mundial tão logo aconteceu. Na verdade alguns países até já vinham se preparando para esta guerra e muitos já haviam começado a fazer alianças militares mesmo antes da guerra, mas elas ficaram mais intensas com o início do conflito quando Itália, Alemanha e o Império Austro-Húngaro formaram a Tríplice Aliança.

 E para combatê-los foi formada a Tríplice Entente com a participação de França, Rússia e Reino Unido, até mesmo o Brasil participou da Primeira Guerra enviando enfermeiros e médicos para os campos de batalha para ajudar os países da Tríplice Entente.
 Aconteceram várias batalhas nas quais os soldados ficavam centenas de dias entrincheirados para conquistar pequenos territórios, mas a fome e doenças foram inimigos ainda maiores destes combatentes, mesmo com a utilização de novos materiais bélicos como tanques de guerra e aviões que eram usados para atacar os inimigos em grandes escala. Enquanto a guerra prosseguia, as mulheres trabalhavam nas fábricas de materiais bélicos produzindo armas e outros tipos de artifícios. 

Publicidade:

Já se sabia o quanto era lucrativa a indústria da guerra mas tudo indica que foi nesta época que realmente se teve ideia de como poderia se faturar milhões. Pode até parecer estranho afirmar isto, e realmente o é, mas a guerra gerava muito dinheiro, porém, a grande maioria da população morria nos campos de batalha, ou pelo inimigo, ou de fome, de frio ou doentes. 
No ano de 1917 os Estados Unidos começou a participar da guerra, fato este que teve suma importância para a guerra, pois esta potência entrou como aliado da Tríplice Entente, evidentemente que almejando os acordos comerciais que poderiam realizar. Assim, depois de mais alguns combates a Tríplice Entente saiu vitoriosa e os derrotados foram obrigados a assinar o Tratado de Versalhes que lhes impunha restrições e punições por causa de terem iniciado a guerra. 

Uma das punições foi o fato de a Alemanha ter reduzido sua indústria bélica e ainda perdeu o território polonês do qual ela tinha poder, devolvendo-o à França a região da Alsácia Lorena e ainda teve que pagar os prejuízos dos países vencedores com a Primeira Guerra. Infelizmente esta guerra não ficou bem resolvida, muito pelo contrário, pode-se dizer que foi mais uma pausa. 

O descontentamento dos países perdedores com o Tratado de Versalhes pode ter tido grande influência para o início da Segunda Guerra Mundial que resultou em mais alguns milhares de mortes, assim como a Primeira Guerra que teve um saldo de dez milhões de mortos, mais de trinta milhões de soldados feridos, assim como inocentes que eram atacados por tanques e aviões de guerra. Não há como saber ao certo o número de mortos, de feridos, o prejuízo acumulado e o sofrimento que se abateu sobre a vida de milhões de pessoas. 

 A Primeira Guerra ainda teve consequências econômicas com campos agrícolas arrasados e colheitas sendo perdidas em sua totalidade, indústrias que ficaram reduzidas a escombros e ainda muito mais prejuízos econômicos para os países perdedores e também para os vencedores. 

Exemplo de trabalho escolar sobre a Primeira Guerra Mundial:
Os prejuízos materiais foram muitos, incalculáveis podemos dizer, mas nada que se compara ao terror imposto aos moradores destes países, pessoas que lutaram para defender interesses que nem sequer lhes dizia respeito pois eram governos severos que buscavam mais riquezas que nem sempre foram devidamente compartilhadas com a nação. 

Claude Stanley, último combatente da 1º Guerra, morreu em 2011 aos 110 anos.
Como toda guerra, a 1ª Guerra Mundial não deixou vencedores, apenas destruição, morte, doentes, famintos, prejuízos financeiros, psicológicos e uma lição que não foi aprendida pela humanidade pois como sabemos houve a segunda guerra mundial e tantas outras guerras que continuam acontecendo até hoje. 
A Primeira Guerra Mundial foi um marco na história da humanidade e se não serviu para ensinar nada à humanidade naquela época espera-se que ensine ainda nos dias de hoje para que cessem todas as guerras e as pessoas descubram que todos moram em um único planeta que deve ser compartilhado e respeitado, assim como todos que aqui habitam.


Leia Também:
- Segunda Guerra Mundial- Resumo para Trabalho


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL- RESUMO E CAUSAS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment